• Carregando...

O PL, o Prona e o PSC, que formarão o PR (Partido da República), com 35 deputados, decidiram nesta segunda-feira apoiar a candidatura do líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP) para presidente da Câmara. Entre os 33 votantes na consulta, 27 escolheram Chinaglia (PT-SP) e 6 optaram por Aldo Rebelo (PCdoB-SP). (Saiba o que está em jogo na disputa).

O líder do PL, Luciano Castro, anunciou o ingresso no partido do governador Blairo Maggi (MT), que deixou o PPS depois de ter apoiado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições. O PPS optara pelo tucano Geraldo Alckmin.

- Nosso desafio principal é termos a Câmara dos Deputados respeitada pelo povo brasileiro - disse Arlindo Chinaglia ao agradecer o apoio, ao lado do líder do PL.

Chinaglia já tem o apoio das bancadas do PMDB e do PSDB. Mas o apoio dos tucanos vem sendo contestado pela cúpula do partido. O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), anunciou sábado que vai convocar uma reunião da executiva nacional para reverter a decisão da bancada tucana. Já o líder do partido, deputado Jutahy Magalhães (BA), responsável pela consulta telefônica que decidiu o apoio, disse ao Blog do Noblat que reunirá os 63 deputados do partido no início da próxima semana para rediscutir o apoio a Chingalia.

- Estou convencido de que a bancada confirmará o apoio a Chinaglia anunciado na última quinta-feira - antecipou Juthay.

Aldo discute estratégia em jantar com aliados

Aldo passou a tarde desta segunda-feira na residência oficial da presidência da Câmara, onde mantém conversas com aliados e busca o apoio de deputados de todos os partidos à sua candidatura. À noite, haverá um jantar com cerca de 32 deputados do PSB, PCdoB e PFL -partidos que já declararam apoio fechado à recondução de Aldo ao cargo. Estarão presentes também alguns parlamentares do PMDB e PSDB, que na semana passada aderiram à candidatura do líder do governo, e do PP e PDT, que devem decidir sobre a disputa nesta semana.

No encontro, Aldo deverá traçar os próximos passos de sua campanha, que tem perdido espaço para Chinaglia. O grupo havia se reunido com Aldo na última terça-feira sem a presença do PDT. No mesmo dia, o PMDB tomou a decisão desfavorável ao pecebista e na quinta, o PSDB fechou com o candidato do PT, causando reações internas.

Terceira via pode lançar candidato na terça

O grupo de parlamentares que articula uma terceira via para a eleição da Presidência da Câmara pode escolher amanhã seu candidato. O anúncio foi feito na semana passada pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Entre os nomes que podem ser escolhidos, Jungmann citou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e dos deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Raul Henry (PMDB-PE) e Paulo Renato Souza (PSDB-SP) - os dois últimos só tomam posse no início da próxima legislatura, que começa no dia 1º de feveiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]