Um traficante morreu e um morador foi atingido por bala perdida em operação da Polícia Militar na Favela do Jacarezinho nesta terça-feira. A PM caça na favela bandidos do Complexo do Alemão que estariam feridos na guerra de 14 dias iniciada em 2 de maio e teriam se refugiado naquela comunidade, também na Zona Norte. Cerca de 40 policiais, dos batalhões de Operações Especias (Bope) e do Méier, e agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core) ocuparam a favela desde a manhã até o fim da tarde.
O traficante morto no Jacarezinho não foi identificado. Ele chegou a ser levado ao Hospital Salgado Filho, no Méier, depois de confronto a tiros. Na operação, a polícia encontrou uma pistola, um revólver, 1.200 pedras de crack, 15 quilos de maconha prensada e mais 70 trouxinhas da droga. Ninguém foi preso.
O morador ferido é Berg Vinícius Alves, de 20 anos, atingido na perna por uma bala perdida. Ele foi levado também para o Hospital Salgado Filho e a família apresentou a carteira de trabalho do morador para provar que trata-se de trabalhador, e não de traficante.
Segundo a PM, traficantes do Alemão teriam ido ao Jacarezinho para buscar atendimento médico.
Trânsito interrompido
Com o foco no Jacarezinho, a situação na favela Vila Cruzeiro, uma das 17 que integram o Complexo do Alemão, na Penha, é tranqüila. A PM voltou a ocupar os acessos da favela, depois de dois dias de ausência. O tráfico aproveitou a trégua para reerguer barreiras que dificultem o acesso dos policiais.
O trânsito na Estrada do Itararé, que circunda o Alemão, foi interrompido no fim da manhã para que policiais recolocassem, com auxilio de uma retroescavadeira, grades de ferro que haviam sido removidas da Rua Central, na entrada da Favela da Grota, pelos traficantes. A grade tinha sido removida para impedir a passagem dos carros da polícia.
O lixo na parte alta da Favela Vila Cruzeiro permenece acumulado porque a Comlurb mantém a decisão de não recolher os dejetos enquanto não tiver certeza da segurança para seus funcionários. No final de semana os garis se tornaram alvos dos traficantes . Alunos de escolas públicas continuam sem aulas.
O comando da Polícia Militar se reuniu na segunda-feira para traçar uma nova estratégia de segurança para o conjunto de favelas do Alemão. A Polícia Militar informou que planeja estender a outras cinco favelas as ações desenvolvidas no Alemão.
As ações da Polícia Militar no Complexo do Alemão são para sufocar o tráfico e prender assassinos de dois policiais em Oswaldo Cruz . Desde o início da operação, 46 pessoas ficaram feridas e 15 pessoas morreram nos confrontos.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião