Mais de 800 homens da Polícia Militar ocupam, desde a madrugada, a favela da Rocinha com a finalidade de prender o líder do tráfico, Erismar Rodrigues Moreira, o Bem-te-Vi, que desafiou a polícia na semana passada ao realizar uma festa de aniversário na comunidade. Há informações ainda de que o assaltante de residências Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, estaria na favela.
Segundo o diretor de Polícia da Capital, delegado Ricardo Martins, além de fazer rondas no entorno da Rocinha, policiais civis estão fazendo rondas também nas residências de luxo de São Conrado e Gávea. A policia teme que com o cerco na Rocinha, Pedro Dom fique acuado e tente fugir da favela ou invada alguma residência.
Três homens já foram presos nesta sexta-feira, na Rocinha, por associação ao tráfico de drogas. Um deles usava uma camiseta estampada com uma foto do traficante Lulu, morto em abril do ano passado. Três carros blindados e vários batalhões entraram na favela. Os traficantes soltaram fogos alertando sobre a chegada da polícia. Até o momento, não houve confrontos. Dois helicópteros sobrevoam a região. E a operação não tem data para terminar.
Na véspera, a favela já amanheceu cercada pelas polícias Civil e Militar. Blitzes foram colocadas em diferentes pontos no entorno da favela. As barreiras começaram a ser montadas de madrugada por policiais do 23º BPM (Leblon) ao longo da Avenida Niemeyer e na Auto-Estrada Lagoa-Barra. Os PMs revistaram os passageiros de ônibus, carros e motos, que passavam pelo local, à procura de armas e drogas.
A presença de policiais na Avenida João Goulart, a principal via de acesso ao Morro do Vidigal, não intimidou os bandidos. Na localidade conhecida como Rampa do 14, os traficantes trocaram tiros com os soldados. O bando armado tentava deixar o morro provavelmente para roubar carros na avenida. Houve resistência dos policiais e os bandidos fugiram pelas vielas.
O cerco à Rocinha é um desdobramento da Operação Ares, desencadeada pelo Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil. Nesse caso, policiais chefiados pelo delegado Alan Turnovsky estão trabalhando para desarticular a facção criminosa a que pertence o traficante Bem-Te-Vi. Esse mesmo serviço de inteligência foi o responsável por descobrir que o traficante pretende no próximo fim de semana dar continuidade aos festejos de seu aniversário.
No último sábado, a presença da polícia para evitar que outros traficantes participassem da festa de Bem-Te-Vi provocou o fechamento do túnel Zuzu Angel, levando pânico aos motoristas.