O líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), anunciou nesta quarta-feira (1º) que, pelo critério de idade, o deputado Lúcio Vieira Lima (BA) será o candidato do partido a vice-presidente da Câmara. Em disputa, na terça-feira (31), ele e o deputado José Priante (PA) empataram. No entanto, Baleia decidiu não anunciar naquele momento a decisão para discutir internamente, tentando evitar uma briga entre as duas alas do partido.
“Temos jurisprudência interna. Nas decisões onde houve empate prevaleceu o critério da idade, assim como estabelece a Lei Eleitoral”, disse Baleia. Lúcio tem 54 anos e Priante, 53.
Sem surpresas, Eunício Oliveira é eleito presidente do Senado
Leia a matéria completaMais cedo, Priante provocou e disse que o adversário queria ganhar “pelo peso”. Após o anúncio do líder, o deputado paraense informou que vai reunir a parte da bancada que votou nele e avaliar que postura adotar diante da escolha do Baleia. Priante disse que o líder, reconduzido por unanimidade, arbitrou a favor de Lúcio ao votar e contra ele próprio:
“Esse juiz teve lado, ele não deveria ter interferido nessa disputa. O Baleia votou e criou um problema para ele”, reclamou. “Essa baleia deve ter sido criada em aquário”, alfinetou.
Pela Lei Eleitoral, se dois candidatos a prefeito, por exemplo, empatam em número de votos, vence a disputa o que for mais velho.
Apesar de Lúcio ser o candidato oficial do PMDB, o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) registrou candidatura avulsa para o cargo na manhã desta quarta-feira.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Deixe sua opinião