O diretório estadual do PMDB se reúne hoje à noite em Curitiba para votar um relatório que anula a convenção do diretório municipal realizada em julho. Segundo peemedebistas, a convenção, vencida pela chapa "Governador Requião", teve duas irregularidades: elegeu 25 delegados ao diretório estadual, quando o número, com base na votação dos candidatos a vereador na última eleição, deveria ser de 12; e elegeu como integrante do diretório o deputado estadual Cleiton Kielse, que tinha voltado ao partido meses antes, quando o regimento interno determina que os integrantes devem ter pelo menos seis meses de filiação. A convenção elegeu Altino Chagas Loureiro como presidente do diretório de Curitiba. O deputado estadual Reinhold Stephanes Jr. (foto), no entanto, garante que continua presidente.
Aliás...
A guerra interna pode alterar o quadro da eleição de 2014. A eleição da chapa "Governador Requião" pavimentaria a candidatura do senador Roberto Requião ao governo do estado no próximo ano. A ala que tenta anular a convenção defende o apoio ao governador Beto Richa (PSDB), que tentará a reeleição.
Dia de eleição
Depois de terem as eleições de outubro passado anuladas pela Justiça Eleitoral, cerca de 50 mil eleitores de cinco cidades brasileiras voltaram às urnas ontem para eleger prefeitos e vice-prefeitos. A votação ocorreu nos municípios de Goiatuba (GO), Santana de Cataguases (MG), Soledade (PB), Augusto Pestana (RS) e Taipas do Tocantins (TO).
Agenda
Hoje: a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado debate a situação do sistema prisional brasileiro. Entre os temas discutidos está a Proposta de Emenda à Constituição que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais.
Amanhã: deputado Péricles de Mello (PT) apresenta estudo sobre contratos de concessão de rodovias do estado na CPI do Pedágio, que também vota requerimento para convocação do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli, para prestar esclarecimentos.
Quarta-feira: o novo delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat, participa da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba. Ele irá explicar a real situação da Polícia Civil e qual a sua metodologia de gestão.
Aula de ética
Peça central do escândalo do cartel no setor metroferroviário em São Paulo, a Siemens, por meio de seu presidente no Brasil, Paulo Ricardo Stark, vai dar uma aula de ética e práticas legais de empresas para um grupo de procuradores da República e servidores do Ministério Público Federal. Apesar de a iniciativa ter causado perplexidade e indignação de procuradores, a palestra está confirmada para terça-feira na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
Pinga-fogo
"Vi no jornal a foto de José Dirceu sentado ao lado de Lula e sendo homenageado em um evento da CUT. Um homem que está condenado. Mesmo assim, é respeitado pelo papel que teve.[...] O PSDB não faz isso. O Serra tinha que ser, no mínimo, homenageado por todo o papel que ele teve até agora."
Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB e ex-governador de São Paulo, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Colaboraram: Katna Baran e José Marcos Lopes
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo