A bancada do PMDB reforçou ontem o convite a cinco deputados estaduais para entrar no partido. Faltando pouco mais de um mês para o prazo final de filiações para os candidatos que vão disputar as eleições de 2006, aumentam as conversas sobre trocas de legenda na Assembléia Legislativa.
Os deputados Geraldo Cartário (PP), César Seleme (PP) e Natálio Stica (PT) estão sendo aguardados no partido do governador Roberto Requião (PMDB), assim como outros dois que já estão sem partido: Mauro Moraes (ex-PL) e Jocelito Canto (ex-PTB).
Para o vice-presidente estadual do PMDB, Nereu Moura, há grandes chances de se concretizar as trocas partidárias. Entre os cinco convidados, o deputado considera menos provável a entrada de Natálio Stica porque avalia que a corrente do Campo Majoritário da qual o petista faz parte deve ganhar a eleição de 18 de setembro e estimular a permanência do parlamentar na legenda.
O PMDB, segundo Nereu Moura, está se tornando o partido mais atrativo para os candidatos porque além dos resultados positivos do governo Requião, oferece viabilidade eleitoral. "O PMDB tem uma chapa forte e terá alguns puxadores de voto que vão facilitar a eleição da turma que vem em seguida", disse. Outro argumento é que se for aprovada a reforma política o partido vai ficar ileso.
O presidente estadual do PMDB, Dobrandino da Silva, admite que as conversas estão adiantadas e há possibilidade do reforço, mas prefere manter as negociações em sigilo. Atualmente, a bancada é formada por 12 deputados, mas a projeção é que pode chegar a 20.
Outros deputados também aguardam o prazo final de filiações, mas tendem para o grupo da oposição. É o caso de Luiz Carlos Martins, que deixou o PSL e está sem partido. O PSDB dá como certo o ingresso do comunicador. Já Aílton Araújo, trocou o PTB pelo PPS na semana passada com a expectativa de fazer parte de uma bancada com uma linha mais crítica e independente em relação ao governo do estado.
O bloco de oposição não descarta a possibilidade de receber a adesão dos deputados Edson Praczyk (PL) e Renato Gaúcho (PDT), que já têm uma postura independente nas votações.
A bancada
Atuais deputados
Ademir Bier
Alexandre Curi
Antônio Anibelli
Artagão Junior
Cleiton Kielse
Delegado Bradock
Dobrandino Gustavo da Silva
Elza Correia
José Maria Ferreira
Nereu Moura
Rafael Greca
Parlamentares convidados
César Seleme (PP)
Geraldo Cartário (PP)
Jocelito Canto (sem partido)
Mauro Moraes (sem partido)
Natálio Stica (PT)
Haddad anuncia corte de gastos e isenção de Imposto de Renda para atenuar desgaste
Mudança no Marco Civil da Internet pode afetar imprensa e economia digital
O que a PF ainda pode fazer na investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado
As linhas de defesa de Bolsonaro nas acusações de golpe; ouça o podcast