Está garantida a realização das prévias do PMDB neste domingo (19), para a escolha do candidato do partido a presidente da República. O grupo governista do partido, derrotado na tentativa de impedir as prévias, agora está convocando uma convenção nacional do partido para o dia 8 de abril, com apoio de nove diretórios estaduais, quando esses peemedebistas tentarão derrubar a tese da candidatura própria.
- Os governistas tomaram uma derrota fragorosa! - comemorou na manhã desta quinta-feira o ex-governador Anthony Garotinho, que disputará com o governador gaúcho Germano Rigotto as prévias de domingo.
Os governistas contavam com o apoio da maioria necessária para realizar nesta quarta-feira uma reunião da Executiva Nacional do PMDB, quando pretendiam aprovar o adiamento das prévias. Mas uma manobra de Garotinho acabou com essa maioria dos governistas na Executiva ao destituir Wilson Santiago da liderança do partido na Câmara, que ele mesmo havia apoiado, mas que agora estava aliado à tese de não realizar as prévias agora.
- Quem põe, tira - disse Garotinho na terça-feira à noite, quando já havia escolhido para o lugar de Santiago o deputado Waldemir Moka (MS), favorável à tese da candidatura própria.
Na manhã desta quinta-feira, os defensores da candidatura própria comemoraram a derrota dos governistas e fizeram festa para o novo líder, aplaudido ao tomar posse do cargo.