Em pleno fim de semana de segundo turno, o PMDB realizará convenções em diversos municípios do Paraná. Ao todo, peemedebistas de 297 das 399 cidades devem eleger seus novos diretórios municipais. Entre os 297 diretórios municipais que serão eleitos, estão alguns dos mais importantes do estado incluindo Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais. O diretório de Curitiba foi eleito no ano passado. Ou seja, não haverá mudanças na capital.
Aliás...
Essas convenções podem servir como prévia para a disputa pelo controle da direção estadual do PMDB, cuja convenção está prevista para dezembro. Pelo menos três grupos já se articulam para assumir o controle da legenda. O primeiro, liderado pelo senador Roberto Requião, que quer viabilizar sua candidatura para o Palácio Iguaçu. O segundo, articulado por um grupo de deputados estaduais, quer manter o apoio do partido ao governador Beto Richa (PSDB). A terceira opção é o grupo do ex-governador Orlando Pessuti (foto). Hoje, o partido é presidido pelo deputado estadual Waldyr Pugliesi.
Inspirado no inimigo
O último programa eleitoral do candidato Gustavo Fruet na televisão, exibido na noite de sexta-feira, usou dois recursos gráficos que marcaram as campanhas de seus principais adversários: inserções computadorizadas de mensagens sobre espaços abertos pelos quais o candidato andava (usada por Ratinho Júnior) e a "viagem" pelo mapa de Curitiba (marca de Luciano Ducci).
Em altaJoaquim Barbosa
Conseguiu convencer a maioria dos ministros do STF a avalizarem as punições que sugeriu aos primeiros condenados do mensalão. Também pediu desculpas por ter se excedido, pela primeira vez, nas discussões com o ministro Ricardo Lewandowski.
Em baixaMarcos Valério
O publicitário, considerado o operador do mensalão, foi sentenciado a 40 anos de prisão. Como a pena é superior a oito anos de detenção, não tem como escapar do regime fechado. Os ministros do Supremo também sentenciaram Valério a pagar multas que somam R$ 2,8 milhões.
Apelo à história
Advogados de José Dirceu apresentaram uma nova defesa ao STF pedindo a redução de sua pena no julgamento do mensalão sob o argumento de que o réu tem "relevante valor social". O texto da defesa traz uma série de testemunhos, entre eles o de Lula, e afirma que a participação de Dirceu na luta contra a ditadura contribuiu para a redemocratização do Brasil. A pena do ex-ministro ainda não foi definida pelo Supremo.
Correção
Na reportagem "Os homens fortes do futuro prefeito", publicada na edição deste sábado, o gráfico informa que o deputado Osmar Bertoldi é empresário do setor de transporte público. Bertoldi esclarece que é sua família que mantém empresas no setor e que ele não tem participação nos negócios.
Pinga-fogo
"Tudo isso começou em Minas Gerais com o PSDB."
Fernando Haddad, candidado do PT à prefeitura de São Paulo, respondendo no debate de sexta-feira, às acusações de José Serra (PSDB) sobre o mensalão. Haddad se referia ao mensalão mineiro, do qual o tucano Eduardo Azeredo é acusado.
Colaborou: Chico Marés.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião