Depois de usar avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) na Bahia, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL, foto) defendeu ontem maior "transparência" na divulgação das informações dos voos oficiais pela Aeronáutica. No plenário do Senado, Renan defendeu a aprovação de pedido de informações ao Ministério da Defesa, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), para que o órgão divulgue os dados referentes aos voos. No requerimento, o tucano pede que o ministério divulgue dados sobre as viagens feitas pelas autoridades em aviões da FAB. "Os voos da FAB são custeados com recursos públicos. É importante que o contribuinte tenha as explicações que a sociedade está cobrando", afirmou o presidente do Senado.
Aliás...
No requerimento, o tucano critica a ação de Renan e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de utilizarem as aeronaves para viagens de compromissos que não foram aceitos pela opinião pública como oficiais. "A confusão entre o público e o privado parece não ter limites, mas, no caso reportado, há regras claras devidamente normatizadas", disse Renan.
Largada
Começa oficialmente hoje a funcionar a comissão destinada a analisar o plebiscito proposto pela presidente Dilma Rousseff para a reforma política. O grupo terá até 90 dias para finalizar o trabalho. Será essa comissão que irá sugerir as perguntas que serão feitas no plebiscito e listar os projetos relativos à reforma política que poderiam ser votados com rapidez. Só depois do grupo finalizar suas atividades é que começa a contar o prazo de 70 dias solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para organizar a consulta popular.
Malha fina 1
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado analisa hoje o projeto que pretende incluir automaticamente na "malha fina" da Receita Federal as declarações de Imposto de Renda de diversas autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo, incluindo todos os ordenadores de despesas desses poderes.
Malha fina 2
A proposta tem decisão terminativa na CAE isso significa que, se for aprovada e, se não houver recurso contrário, a matéria deve ir direto para a Câmara dos Deputados. O relator da proposta na comissão, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), já deu parecer favorável. Mas na CCJ da Casa, o relator do projeto, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), foi contrário.
Só eles podem...
O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), anunciou ontem que vai propor que a Casa envie um requerimento ao Congresso Nacional propondo mudanças na forma de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas. O tucano anda incomodado com a pressão da opinião pública sobre os deputados, como se "eleger um deputado [para o cargo] fosse vontade" do Legislativo. Uma das ideias seria sugerir que parlamentares no exercício do mandato não possam disputar a vaga.
Pinga-fogo
"Não é hora de uma tentativa de contrabando do PT, de discutir uma pauta política com a bandeira do plebiscito."
Paulinho da Força (PDT-SP), deputado federal e sindicalista. Ele diz que há uma tentativa do PT de utilizar o ato das centrais marcado para a próxima quinta-feira para fazer campanha a favor do plebiscito da reforma política.
Colaborou: Euclides Lucas Garcia.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa