A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (3), no Maranhão, a Operação Astiages. Agentes cumprem 12 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão nos municípios de Barra do Corda, na região central do estado, e na capital São Luís.
Entre os procurados, está o prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa (PV). O G1 buscou contato por telefone a Prefeitura de Barra de Corda e a Câmara Municipal, mas ninguém atendeu às ligações.
Segundo a Polícia Federal, desvios na Prefeitura de Barra do Corda chegam a R$ 50 milhões. Já foram presas nove pessoas, entre elas, o genro e a nora do prefeito.As ordens judiciais de prisão temporária e busca e apreensão foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A operação é coordenada pelo Grupo de Repressão aos Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro da Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão.Mais de cem policiais trabalham na Operação Astiages, que segundo a PF, recebeu esse título em referência a um rei que governou a Pérsia no século V a.C.Foram apreendidos pela Polícia Federal um helicóptero, um avião, carros de luxo, joias e uma caixa com relógios de luxo.
De acordo com a assessoria da PF, os acusados formam uma organização criminosa, com um núcleo e "laranjas". Somente os dois principais integrantes da quadrilha, de acordo com a PF, movimentaram irregularmente R$ 50 milhões entre 2005 e 2010.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe