• Carregando...

A Polícia Federal participa nesta terça-feira de uma operação internacional para combater uma rede de pedofilia na internet. No Brasil, a Operação Azahar atua em 11 estados.

De acordo com a assessoria Polícia Federal, o trabalho começou na Espanha com o rastreamento de computadores por meio dos quais internautas trocavam imagens de crianças e adolescentes em situação pornográfica. É a primeira vez que a PF participa de uma ação internacional de combate à pedofilia na internet.

O cumprimento de um dos mandados de busca no Rio terminou em tragédia. Por volta das 6h, quatro policiais federais entraram num apartamento no sexto andar de um prédio na Rua Visconde de Itamarati, na Tijuca. Eles explicaram aos moradores que não seriam feitas prisões, mas era preciso examinar os três computadores de casa, já que havia indícios de que algum deles estaria recebendo as imagens de pedofilia.

Quando os policiais examinavam uma das máquinas, um jovem de 17 anos que morava no apartamento entrou em seu quarto e fechou a porta. Um agente pediu para que a mãe abrisse a porta, mas já era tarde: o rapaz caiu ou se jogou da janela. Ele morreu minutos depois.

A família, muito abalada, não quis falar com a imprensa. O pai contou apenas aos policiais que o filho tinha passado a noite inteira no computador. O equipamento que estava em seu quarto foi apreendido e a polícia encontrou indícios de que era usado para acessar as páginas com conteúdo de pedofilia.

A ação foi deflagrada nesta terça-feira simultaneamente em quase 30 países, entre os quais estão Argentina, Chile, Uruguai, Perú, Venezuela, República Dominicana, Panamá, México, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Noruega, Grécia, Polônia, Estônia, Lituânia, República Checa, Rússia e Israel. Somente na América do Sul e nos Estados Unidos a operação tem 130 alvos.

No Brasil, a operação prevê o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão. Não há mandados de prisão expedidos no país. No Rio, foram cumpridos todos os 10 mandados expedidos pela Justiça. Já os de busca e apreensão foram cumpridos nos seguintes locais: Cabo Frio, Maricá, Niterói, e nos bairros de Maracanã, Ilha do Governador, Tijuca, Copacabana, Engenho de Dentro e Brás de Pina.

Também já foram cumpridos todos os mandados na Bahia, no Pará e no Espírito Santo. Ainda estão sendo umpridos mandados em São Paulo, Sergipe, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em casas de suspeitos, nos bairros Dom Bosco, na região noroeste. Funcionários, na região centro-sul, e Buritis e Nova Gameleira, na região oeste da capital. Ainda de acordo com a assessoria, foram apreendidos quatro HDs, dois computadores e vários CDs, disquetes e fitas VHS.

O crime está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]