A Polícia Federal prendeu nessa quarta-feira 45 integrantes de uma quadrilha de desvio de dinheiro de contas bancárias pela internet, numa operação batizada de Galáticos. Os 400 policiais federais envolvidos também cumpriram 80 mandados de busca e apreensão em residências e empresas em nove estados do país. Foram apreendidos documentos, computadores e diversos carros de luxo que eram usados pelos membros da quadrilha.

CARREGANDO :)

A quadrilha utilizava programas do tipo espião ("spyware") para capturar senhas bancárias de internautas, principalmente clientes da Caixa Econômica Federal. Esse tipo de programa é disseminado pelo site de relacionamento Orkut e por e-mails com mensagens falsas, da Receita Federal e do Serasa, por exemplo. As mensagens induzem as pessoas a clicarem em algum link por meio do qual o programa espião era então instalado, sem que a vítima perceba.

De posse dos dados bancários os criminosos realizavam transferências de valores para conta de "laranjas", compras de produtos na Internet, recarga de celulares pré-pagos e pagamentos de boletos bancários, diz a assessoria da PF. O esquema também contava com a participação de empresas da cidade de Imperatriz, que recebiam parte dos valores desviados através da emissão de boletos bancários fraudulentos e utilizando sistema de pagamento online.

Publicidade

Os presos serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro.

Os criminosos ostentavam os bens roubados e se auto-intitularam os "Galáticos", fazendo uma referência aos jogadores do time de futebol do Real Madri, na Espanha, e apostando que nunca seria descobertos.