Três suspeitos de ter participado de aproximadamente vinte assaltos a casas na região da Granja Viana, área nobre de Cotia, na Grande São Paulo, foram presos em flagrante na quinta-feira enquanto se preparavam para assaltar uma casa na região. A polícia encontrou uma caixa com oito esfihas e um tubo com chumbinho - veneno de rato usado para matar cães de guarda em pelo menos quatro assaltos que ocorreram na região nos últimos seis meses -, além de uma pistola calibre 380 carregada com 15 cartuchos intactos e a numeração raspada.

CARREGANDO :)

- Eles são remanescentes da quadrilha que atuava desde o ano passado - disse o delegado Alexandre Miguel Palermo, titular do 2º DP de Cotia (Granja Viana).

De acordo com o delegado, a casa invadida na quinta-feira não tinha cachorro, e os ladrões levavam o veneno e as esfihas como garantia, pois escolhiam os locais aleatoriamente. Segundo Palermo, este indício liga os suspeitos aos outros crimes. O delegado afirmou que, ao todo, 12 suspeitos já foram presos e outros três estão com a prisão preventiva decretada, mas ainda não foram localizados.

Publicidade

Segundo o boletim de ocorrência, os suspeitos foram vistos entrando na casa onde foram presos por volta das 3h, na Rua Direita, no Parque São Jorge, região da Granja Viana. Jaguaraci Santos, de 24 anos, Haroldo Viriato Rodrigues, de 19, e um adolescente de 17 anos foram encontrados pela polícia no quintal da casa.

Segundo o delegado, a quadrilha esperava os donos dos imóveis acordarem para rendê-los antes de começar os assaltos. Ainda segundo Palermo, outro método usado pelos ladrões era esperar os empregados chegarem aos locais para conseguir entrar nas dependências internas das casas.

De acordo com o registro do boletim de ocorrência, a pistola apreendida e uma caixa com as esfihas e o chumbinho estavam embaixo de um carro das vítimas. Os bandidos não ofereceram resistência à prisão. Os adultos foram indiciados por tentativa de assalto e porte ilegal de arma de fogo. Os responsáveis pelo menor não foram localizados, e ele foi encaminhado a uma cela especial para menores infratores na sede da Guarda Civil Metropolitana de Cotia.