Diversos políticos do Paraná foram trabalhar usando bicicleta nesta sexta-feira (10), em um ato de adesão ao movimento "Ir de Bike ao Trabalho", celebrado em diversas cidades do mundo. A campanha ocorre pela primeira vez no Brasil e tem o objetivo de motivar a população a utilizar a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e os vereadores Jonny Stica (PT) e Bruno Pessuti (PSC) pedalaram das respectivas residências até a Reitoria da Universidade Federal do Paraná, onde participam da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba 5ª COMCURITIBA. O evento debate políticas públicas para o desenvolvimento urbano aliado à sustentabilidade.
Já o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Valdir Rossoni (PSDB), o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), assessores e ciclistas pedalaram da Igreja Bom Jesus do Cabral até à Alep, no Centro Cívico.
Cientista político critica ação
O cientista político Ricardo Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que a iniciativa pode ser demagógica. "Acho que esses políticos andarem de bicicleta hoje [sexta] é um exemplo romântico e utópico".
Ele afirma que Curitiba e região metropolitana não estão preparadas para receber os ciclistas. "Temos uma região metropolitana com 3 milhões de habitantes, e não há estrutura viável pra bicicleta. E nem há essa estrutura para os moradores de Curitiba. Nós sabemos o perigo que é andar de bicicleta".
"O que se espera dos políticos é que contribuíssem com políticas públicas para melhorar o acesso à bicicleta e à segurança dos ciclistas. Esperamos que não seja uma ação isolada, mas, sim, uma política efetiva", acrescentou Oliveira.
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Oposição quer comando da comissão de relações exteriores para articular com direita internacional
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
Deixe sua opinião