| Foto: Câmara de Curitiba
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Se a relação entre o PPS e o prefeito Luciano Ducci (PSB) já andava estremecida, as pombas podem levar o partido para fora da base aliada da Câmara de Curitiba de uma vez por todas. O vereador Zé Maria (PPS, foto) ficou chateado com um veto de Ducci a um projeto seu sobre o controle populacional de pombas na cidade. Ele reclama que nem sequer foi chamado para discutir o projeto. O veto foi mantido em plenário, por 19 votos a 15. Segundo o vereador, o veto colabora para que o PPS siga sua caminhada para a "independência" dentro do Legislativo municipal.

Conversa afiada

Publicidade

Eleonora Fruet, ex-secretária de Educação de Curitiba

A senhora é candidata a vereadora?

Eu tenho intenção de colaborar com a campanha [do irmão, Gustavo Fruet, que será candidato a prefeito de Curitiba], mas não sei exatamente em qual papel. Só o tempo dirá. Eu nasci em um comitê eleitoral, então eu sempre participo de alguma forma da campanha. Mas não tem nenhuma definição.

Mas vai se filiar ao PDT?

Vou me filiar ao PDT junto com meu irmão, dentro do prazo [para quem pretende ser candidato, que termina nesta sexta].

Publicidade

A senhora foi convidada a se candidatar?

Ao longo dos últimos anos sempre falaram, me fizeram convites para ser candidata. Mas isso não é prioridade neste momento na minha vida.

E qual é a prioridade?

Eu diria que profissional e estudantil. Estou voltando a estudar depois de um ciclo profissional que se encerrou na minha vida [como secretária de Educação na prefeitura de Curitiba]. Estou estudando para fazer um mestrado na Universidade Federal do Paraná, na área de Economia.

Tio

Publicidade

O deputado Marcelo Rangel (PPS) bateu de mesa em mesa ontem pedindo assinatura dos colegas para uma moção de apoio à indicação do desembargador paranaense Nefi Cordeiro para uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Cordeiro é tio do deputado. A também paranaense Suzana de Camargo Gomes, corregedora regional do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, concorre à vaga no STJ.

Quem não chora ...

A seu estilo, inflamado e teatral, o deputado estadual Fabio Camargo (PTB) criticou ontem, no plenário da Assembleia, a Secretaria de Segurança Pública, por não ter respondido no prazo de 60 dias o pedido de informação, que ele mesmo requereu, a respeito do Guardião – aparelho que pode fazer escutas telefônicas autorizadas pela Justiça no estado. A queixa surtiu efeito. O presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), ligou durante a sessão para o secretário Reinaldo de Almeida César, que prometeu entregar as informações em 48 horas.

Mais vagas

O número de vereadores dos 5.565 municípios brasileiros pode crescer até 16%, de 51.419 na legislatura atual, eleita em 2008, para até 59.764 na próxima, a ser eleita em 2012 para tomar posse em 2013. Apesar disso, o número total de cadeiras deve ficar em 57.651, com aumento de 12%, porque nem todas as câmaras vão aproveitar a autorização legal para ampliar sua composição de cadeiras. A projeção foi feita a partir de uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional dos Municípios e divulgada ontem pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski.

Publicidade

Para pensar...

"Há espaço para uma independência nesse jogo [a dipusta pela prefeitura de Curitiba em 2012]. Eu sou um político que transita em todos os grupos."

Ratinho Jr., deputado federal (PSC-PR), justificando sua candidatura, alegando que não vem das "oligarquias de três ou quatro famílias" que comandam a política do Paraná