A possível presença do governador Beto Richa no Grande Prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no próximo domingo (4) gerou um debate entre os deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira (30). O deputado Tadeu Veneri (PT) protocolou um requerimento para que a Casa Civil do Governo do Paraná dê explicações sobre a viagem de Richa, que começou no último domingo (28).
Inicialmente, o governador teria compromissos oficiais da comitiva na China, Líbano e Itália. Após o início da viagem, o governo deu detalhes da agenda. Porém, uma estadia pelos Emirados Árabes foi incorporada ao roteiro sem explicações oficiais. Nos bastidores, os comentários são de que o país foi incluído para que o governador, notório aficionado do automobilismo e piloto amador, pudesse assistir à corrida.
"A viagem oficial debatida e aprovada pela Casa seria para China, Líbano e Itália. Foi incluído agora os Emirados Árabes, onde por acaso há o Grande Prêmio de Abu Dhabi. É um acaso que não deve ter nada a ver com a mudança de rota do governador", ironizou Veneri.
O líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), defendeu o governador. Para ele, a viagem já estaria programada, mas o parlamentar não soube dizer se Richa irá ver a Fórmula 1. "Eu não posso fazer uma afirmação sobre algo que não é do meu conhecimento. Eu sei que o governador está a serviço do estado buscando investimentos", disse.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode