• Carregando...
Douglas Fabricio, secretário estadual de esporte e turismo | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Douglas Fabricio, secretário estadual de esporte e turismo| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"Causa própria não pode, Herminhas."

Fernando Scanavaca, deputado estadual do PDT, brincando com o colega Hermas Brandão Jr. (PSB), que pediu regime de urgência na tramitação do projeto do Tribunal de Justiça do Paraná que reajusta em 6,37% as custas cartoriais. O pai dele, Hermas Brandão, foi titular do Cartório de Andirá, no Norte Pioneiro.

  • Fernando Scanavaca, deputado estadual

O deputado estadual Douglas Fabricio (PPS, foto) deve assumir a Secretaria de Esporte na nova gestão do governador Beto Richa (PSDB). A previsão é que o acordo seja confirmado nos próximos dias. Segundo o deputado, já ocorreu uma conversa "partidária" sobre o assunto, mas o martelo ainda não foi batido pelo governador. Questionado sobre o interesse em ir para a pasta, Fabricio disse apenas que está ouvindo os companheiros de partido e a base eleitoral. Caso seja mesmo selado, o acordo beneficiará diretamente a família do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. Com a saída de Fabricio, Cristina Silvestri, mãe do prefeito, assume a cadeira vaga na Assembleia. Cristina obteve 38.926 votos nas eleições.

Pegando fogo

A disputa para a escolha do novo presidente da Câmara de Curitiba está quente. Os vereadores Dirceu Moreira (PSL) e Chico do Uberaba (PMN) disseram ontem que foram ameaçados para votar em um candidato da situação, segundo o site da Casa.

29.278

é o número de cartas encaminhadas pela prefeitura de Curitiba alertando para o prazo final para o pagamento de IPTU deste ano. As correspondências foram enviadas para quem ainda não quitou o imposto referente a 2014, cujo prazo para pagamento encerra no dia 30 deste mês. Já sobre o IPTU dos próximos anos, o contribuinte deve se preparar. Tramita na Câmara Municipal o projeto que altera a planta genérica de valores imobiliários, medida que irá resultar no aumento do imposto.

Repercussão no Senado

As medidas do governo do Paraná para aumentar arrecadação geraram repercussão no Senado. Adversária de Richa na última eleição, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) criticou ontem as ações do governo. "Que os paranaenses se unam, que não deixem essas propostas prosperarem na Assembleia Legislativa do Paraná. Se isso prosperar, as consequências para a economia do Paraná serão muito duras na área de produção, na área de comércio, na área de serviços", disse à Agência Senado.

Comissão da Verdade 1

O relatório final da Comissão Estadual da Verdade Teresa Urban, com mais de 700 páginas, foi entregue ontem a autoridades paranaenses. O documento traz 25 recomendações, entre elas a revisão da Lei da Anistia, a abertura de arquivos da ditadura e a renomeação de ruas que levam nomes de pessoas ligadas à repressão política.

Comissão da Verdade 2

O documento também solicita que seja prorrogado em mais um ano o prazo de funcionamento da comissão. O relatório foi entregue ao governador Beto Richa, ao procurador-geral do Ministério Público, Gilberto Giacoia, ao reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e demais autoridades.

Política cidadã

Cidadãos protagonistas de iniciativas que transformaram suas comunidades estão sendo retratados em vídeos disponíveis no site da campanha Política Cidadã, uma ação da Gazeta do Povo. O próximo irá ao ar hoje. Assista em www.gazetadopovo.com.br/politica-cidada.

Colaboraram: Talita Boros Voitch, Euclides Lucas Garcia e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]