• Carregando...

O deputado federal Affonso Camargo (PSDB) avalia que a Reforma Política tem poucas chances de ser aprovada pelo Congresso Nacional até setembro, um ano antes das próximas eleições. "Os atuais deputados e senadores não têm interesse em mudar as regras do jogo porque eles estão com seus lugares garantidos pelas regras atuais", afirma.

Unificação – Affonso Camargo participou da comissão que analisou a proposta de reforma política e um dos tópicos que o deputado paranaense defende é a unificação das datas das eleições. Para isso, os próximos prefeitos e vereadores (eleitos em 2008) teriam que ser eleitos para um mandato de seis anos o que unificaria a data em 2014.

Com vereadores – O relator da Reforma Política no Congresso, deputado Rubens Otoni (PT – GO), vai falar aos vereadores do Paraná sobre o proposta que está em tramitação. A palestra faz parte do Primeiro Encontro de Formação de Vereadores de Londrina, promovido pela Uvepar. A União dos Vereadores programou quatro encontros estaduais para este semestre e pretende trazer especialistas em questões municipais.

Menos recesso – A deputada federal Selmas Schons (PR-PR) voltou a defender a redução do recesso parlamentar depois que o Congresso deixou de votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2006 ainda no primeiro semestre. Selma foi vice-presidente da Comissão Especial que analisou e aprovou a proposta, que prevê a redução do recesso para 45 dias anuais e também corte de 50% nos salários extras que os parlamentares recebem quando são convocados extraordinariamente.

Sem indícios – O relator da CPMI dos Correios, o deputado paranaense Osmar Serraglio (PMDB), afirma que por enquanto as investigações não possuem indícios que incriminam o ex-ministro da Casa Civil, o deputado federal José Dirceu (PT-SP), e o presidente Lula. Entre hoje e amanhã, Serraglio espera ter acesso à relação dos parlamentates que receberam dinheiro das empresas de Marcos Valério.

Em campanha 1 – O grupo do PT chamado "Mudanças Já e Pelo Socialismo" encabeçada nacionalmente por Plínio de Arruda Sampaio, vai fazer uma ofensiva em várias regiões do Paraná para divulgar a candidatura do deputado Tadeu Veneri à presidência estadual do partido. Veneri conta com o apoio da deputada federal Doutora Clair e estará nos próximos dias em municípios da Região Centro-Oeste.

Em campanha 2 – No mesmo período, Doutora Clair vai percorrer as cidades da Região Sul para pedir votos para Veneri. A parlamentar vai anunciar as emendas aprovadas para a construção de duas pontes no primeiro, no valor de R$ 90 mil, e R$ 100 mil para a construção da Casa do Produtor, em Antônio Olinto. As viagens fazem parte dos preparativos do lançamento da candidatura de Plínio de Arruda Sampaio no Paraná, que acontecerá na próxima terça-feira, em Curitiba.

Apreensão – A barraca para colher assinaturas para o movimento "O Porto é Nosso", em Paranaguá, foi apreendida ontem, por ordem da prefeitura. A iniciativa era do vereador Alceu Maron Filho, com o apoio do deputado Rafael Greca (PMDB), que instalou barraca semelhante na Boca Maldita em Curitiba.A alternativa, para os organizadores do movimento foi o de deixar as listas de assinaturas em outros pontos da cidade: no Café Vitória, na Praça Fernando Amaro; na Ilha dos Valadares e no armazém conhecido como "Ponto de Chamada" dos trabalhadores avulsos do Porto.

Na mídia – O vereador de Curitiba Luís Ernesto afirma que a CPMI dos Correios está dando visibilidade para as lideranças do PSDB. "Hoje nós temos dois nomes de destaque na comissão: o senador Alvaro Dias e o deputado federal Gustavo Fruet. Eles estão aparecendo mais do que o presidente da comissão. Aliás o Alvaro vem aparecendo muito na mídia. O que faz dele um potencial candidato até mesmo ao governo do estado", explicou o vereador.

Composição – Luís Ernesto diz ainda que os vereadores tucanos não participaram das negociações com o PFL e o PDT para a composição de um chapão em torno da candidatura do senador Osmar Dias. Segundo ele, as lideranças de Curitiba tendem a defender uma candidatura própria ao governo do estado.

PINGA-FOGO

* O PSB também está negociando com o PSDB, PFL e PDT a participação no chapão para as eleições de 2006.

* Entre as lideranças que estão falando em nome do partido estão o deputado federal André Zacharow e o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

* A primeira sessão do segundo semestre na Câmara Municipal de Curitiba vai contar com a presença do prefeito Beto Richa e do vice, Luciano Ducci.

* Eles participam da abertura dos trabalhos após o recesso de julho.

* Os vereadores da capital estão disputando para ver quem apresentou mais requerimentos à prefeitura.

* Tico Kusma (PPS) contabilizou 500 requerimentos. Jorge Bernardi (PDT) superou o colega. Diz que fez 1052 requerimentos à prefeitura, sendo 819 pedidos de obras.

* Vários endereços de e-mail estão recebendo um spam, com o endereço do Tribunal Superior Eleitoral, avisando os eleitores que o seu título estaria sendo cancelado.

* Quando o internauta clica para conferir as razões, o virus se instala no computador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]