O líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC), apresentou nesta terça-feira (25), pedido formal ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Armando Félix, para que apresente as cópias de segurança (backup) das imagens registradas no Palácio do Planalto nos últimos seis meses de 2008.
A iniciativa é mais uma tentativa da oposição de confirmar ou não a realização do encontro entre a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira.
O requerimento pede também cópia do contrato celebrado em 2004 para a implantação do sistema de câmeras de vigilância eletrônica, ao qual o GSI se refere para manter as gravações pelo período de apenas 30 dias, e todos os outros contratos de segurança relativos ao Palácio do Planalto. No requerimento, o líder do PPS também pede o registro de entradas e saídas de pessoas no Planalto nos últimos seis meses do ano passado.
Lina X Dilma
Lina Vieira afirma que, nessa reunião, a ministra Dilma teria pedido a ela que acelerasse a auditoria nas empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), gerenciadas pelo filho do senador, Fernando Sarney.
Dilma nega o encontro e afirma não ter feito pedido algum. O requerimento do PPS foi feito após o ministro Félix ter informado que as imagens registradas nos corredores do palácio só ficam armazenadas durante 30 dias. "Não é crível que não se tenha feito sequer o backup das imagens", afirmou Coruja.