Encerrada a greve dos professores da rede pública estadual, o governo do Paraná se voltou aos docentes universitários, que continuam parados. Agora, há um link no Portal da Transparência do Executivo chamado “Remuneração das Instituições de Ensino Superior”, facilitando a busca pelo salário dos profissionais de todo o estado. Por ora, somente as duas categorias ganharam esse destaque no site.
Contra o governo
Nesta quinta-feira (18), o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, publicou um artigo no qual acusa os professores de estarem fazendo campanha em sala de aula contra o governo.
Assim como no link já existente “Remuneração dos Professores”, é possível filtrar a busca por cidade e instituição onde o docente universitário trabalha. Mais uma vez, a tabela é gerada com o nome dos professores ordenados, propositadamente, do maior para o menor salário.
Queda de braço
Mesmo com os professores da rede estadual de volta ao trabalho, o Executivo segue numa queda de braço com a categoria. Nesta quinta-feira (18), o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, publicou um artigo no qual acusa os docentes de estarem fazendo campanha em sala de aula contra o governo.
Segundo ele, alguns docentes estariam usando “vídeos previamente editados e outros artefatos” para tentar transmitir a mensagem “do bem contra o mal” e “demonizar” o Executivo paranaense. “Escola não é lugar para doutrinar ninguém e sim um espaço de ensino e aprendizado”, defendeu.
Em paralelo, o site oficial de notícias do governo do estado publicou uma reportagem segundo a qual “em 111 municípios há professores com salários maiores que o dos prefeitos”. A matéria cita vários casos para sustentar a tese. Em Nova Santa Bárbara, no Norte Pioneiro, por exemplo, o prefeito teria salário de R$ 10.390 contra R$ 18.546,90 do professor que receberia o maior salário no município.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião