O governo federal deverá investir R$ 402 milhões em Curitiba e região metropolitana a partir do ano que vem para a realização de obras e ações com o objetivo de melhorar o tráfego da capital. O coordenador da Região Metropolitana de Curitiba, Alcidino Bittencourt Pereira, entregou ontem o projeto das obras que fazem parte do PAC da Mobilidade para Curitiba e região metropolitana ao Ministério das Cidades, pasta que deverá coordenar as obras.
O projeto foi elaborado pelo governo estadual em parceria com a prefeitura de Curitiba. A maior parte dos investimentos cerca de 51,5% deverá ficar na capital. Os outros 48,5% serão destinados às obras nos municípios com influência direta na circulação de veículos em Curitiba.
Segundo o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, as obras irão criar e melhorar os acessos e corredores para a RMC, o que facilitará o tráfego em Curitiba. A proposta é criar um corredor metropolitano que vai interligar os corredores de transporte radial, relacionando a malha urbana de Curitiba com a dos núcleos urbanos das cidades da região metropolitana.
O projeto privilegia a saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, até o Centro Cívico, em Curitiba. Uma das idéias principais é remodelar os dois principais eixos de ligação viária de São José dos Pinhais com a capital, que são a Avenida das Torres e a Marechal Floriano.
O programa inclui também obras em torno do Estádio da Arena, indicado para ser utilizado na Copa do Mundo de 2014, caso Curitiba seja escolhida como uma das cidades-sedes dos jogos. Ainda há a previsão de melhorias na Avenida Visconde de Guarapuava, entorno da Rodoferroviária a na Avenida Cândido de Abreu.
A criação de um Sistema Integrado de Monitoramento e de um Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano, o que irá proporcionar uma vigilância do trânsito da capital e do seu entorno, também está dentro da proposta entregue ontem em Brasília. "Esta implantação tem o objetivo de proporcionar melhores condições de fluidez, segurança e eficácia do trânsito no sistema viário principal da cidade, que por meio de centrais de controle irão monitorar o transporte público e o sistema viário a partir da implantação de um Circuito Fechado de tevê", disse o secretário Forte Netto.
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