Um relatório financeiro elaborado pela equipe de transição do governador eleito Beto Richa (PSDB), apresentado nesta quarta-feira (24), aponta que o Paraná poderá sofrer um déficit orçamentário de R$ 1,5 bilhão em 2011. O motivo seria a redução de recursos previstos para o orçamento, antecipações de receitas e renúncias fiscais.
O diagnóstico foi elaborado com base em informações encaminhadas pela equipe de transição do atual governador, Orlando Pessuti (PMDB). Das 165 informações solicitadas, aproximadamente 70% foram respondidas até o momento, segundo a equipe de Beto Richa. Também participaram da elaboração do relatório uma equipe de 44 técnicos.
"Não há como negar que a situação é bastante delicada em todas as áreas, com destaque para saúde, educação, segurança e nas finanças do estado. Cabe ao novo governo o desafio de reverter essa situação e temos um planejamento para isso, com um choque de gestão", afirmou Carlos Homero Giacomini, coordenador da equipe de transição.
O governador eleito apresentou, à Assembleia Legislativa do Paraná, uma série de propostas de emenda à Lei Orçamentária. Os projetos preveem aditivos no valor de R$ 202 milhões, para cobrir despesas em áreas como saúde, educação, agricultura, meio ambiente, trabalho e assistência social.
A reportagem da Gazeta do Povo tentou ouvir o atual governo, mas ninguém foi localizado para comentar o relatório.
O relatório completo está disponível no site de Beto Richa.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião