O governador Roberto Requião (PMDB) criticou a ausência de autoridades públicas na comemoração do Dia da Independência, em solenidade realizada no Centro Cívico na segunda-feira, dia 7. As declarações foram feitas durante a Escola de Governo, ontem. "A presença institucional no palanque foi fraquíssima. O Ministério Público e as autoridades religiosas não compareceram. O presidente do Tribunal de Justiça mandou um representante. Dos 54 deputados, apenas três compareceram", disse o governador. Segundo Requião, até mesmo os secretários de estado esqueceram que o "cargo implica em algumas responsabilidades e que o dia da independência não é destinado ao lazer, à praia, à sunga e à caipirinha".
Povo x elite
Requião contrapôs a ausência das autoridades ao desfile do Sete de Setembro à presença da população. O episódio, segundo ele, o fez lembrar-se de uma avaliação de Miguel Arraes, ex-presidente do PSB morto em 2005. "É a separação entre elite e povo brasileiro. É uma diferença entre consumo, renda e as perspectivas. E um feriado que é de valorização nacional se transforma num espaço de lazer."
"Cannot find"
Apesar de estar no ar desde o dia 27 de agosto, o Portal da Transparência da Assembleia Legislativa até ontem ainda não trazia a lista dos funcionários da Casa. Quem clica no link "relação de servidores" encontra apenas a mensagem "The system cannot find the file specified". O endereço do portal é http://www.aleppr.com.br.
Atraso injustificado
Até ontem, seis deputados estaduais ainda não haviam colocado no Portal da Transparência quais foram seus gastos pagos com a verba de ressarcimento da Assembleia. São eles: Artagão Junior, Beti Pavin, Luiz Accorsi, Luiz Carlos Martins, Luiz Eduardo Cheida e Reni Pereira. A prestação de contas, referente aos gastos de agosto, deveriam ter sido colocadas no site há oito dias.
Aliás...
Qual é a dificuldade para atualizar e colocar na internet uma simples lista de funcionários que já foi divulgada em março?
Pelas praias
No mesmo dia em que Requião criticou quem usou sunga em vez de farda no feriado de Sete de Setembro, o senador Osmar Dias (PDT-PR) subiu na tribuna do Senado para também falar de praia. Mas o que ele queria era pedir a união do estado, do governo federal e das prefeituras do litoral paranaense para executarem obras de infraestrutura. O pedetista disse que inclui no Orçamento da União uma emenda destinando cerca de R$ 12,8 milhões para a revitalização de Caiobá.
Dúvida cruel
A direção do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec, que tem entre suas entidades parceiras a Copel) havia ordenado a seus departamentos que mantivessem apenas um ou dois funcionários trabalhando ontem. Muitos não viram o e-mail enviado no sábado, dispensando todos devido à liminar que garantiu o direito a gozar o feriado. E chegaram à labuta por volta das 8h, onde eram orientados a dar meia-volta.
Cabeças
O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) comemorou a presença de 19 deputados e seis senadores petistas na lista dos 100 "cabeças" do Congresso publicada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Dr. Rosinha foi um dos citados no levantamento. "Mesmo sem ter a maior bancada, nosso partido tem os deputados e senadores mais atuantes".
Pinga-fogo
"Cinco sessões ordinárias para os parlamentares apresentarem emendas e três sessões para a elaboração de relatório final é calar o Congresso Nacional; é o AI-5 do Lula".
Do líder dos Democratas na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO), ao reafirmar que o partido continuará obstruindo as votações em plenário em protesto contra o regime de urgência constitucional para a tramitação dos projetos que tratam da exploração do pré-sal.
Colaboraram Rosana Félix, Rhodrigo Deda e Eduardo Aguiar.