• Carregando...

Hoje, às 11 h, termina o prazo para as empresas interessadas em disputar o leilão das concessões de novos trechos de rodovias federais entregarem suas propostas. O leilão será amanhã, na Bovespa. A Copel passou o fim de semana trabalhando na proposta, que diz respeito apenas ao lote 7 (Curitiba – Florianópolis), e hoje decide que entra na disputa ou não.

Inoperância – O deputado estadual Fábio Camargo (PTB) disse que o cenário político brasileiro passou por um tufão com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o mandato é do partido e ele espera que, com isso, haja uma enorme reflexão por parte dos políticos. "Espero que os deputados federais façam uma reforma política, senão a Justiça vai fazer e por inoperância da Câmara Federal. Todos que mudaram de partido estão sofrendo." O petebista ainda pôs fogo na discussão, indagando se o povo brasileiro tinha votado no PT ou no Lula? Para ele, os petistas tm confundido partido com governo.

Reforma – O deputado estadual e líder da oposição na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni, que também é presidente estadual do PSDB, afirmou que a política brasileira vive um novo momento com a decisão do STF e também pediu que os parlamentares em Brasília aproveitem o gancho e comecem a reforma política. "Foi uma decisão fantástica. Só falta agora a cláusula de barreiras. A pessoa antes de se filiar em um partido vai pensar dez vezes. É uma pena que essa atitude não foi tomada pelo Congresso Nacional."

Esportistas – O PC do B no Paraná está buscando filiações de esportistas para tentar dar um novo rosto ao partido. A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Vicélia Florenzano, e o nadador medalha de ouro no Parapanamericano 2007, Fabiano Machado, foram os dois mais novos filiados à legenda. A ordem para a busca por cidadãos que praticam esportes oficialmente e defendem a prática veio de cima. O PC do B tem o ministro dos Esportes, Orlando Silva.

Discussão – O secretário-geral do PMDB do Paraná, João Arruda, marcou para hoje, às 19 h, uma reunião da executiva estadual da sigla para decidir sobre o pedido de cassação do deputado federal Hidekazu Takayama, que deixou o partido e atualmente está filiado ao PSC. Já na semana que vem haverá um debate com os suplentes de vereadores e deputados que "traíram a legenda". Segundo Arruda, o PMDB pretende orientar e exigir na Justiça a imediata posse dos suplentes no lugar dos infiéis que trocaram de partido no exercício do mandato.

Reajuste – O DEM entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), no Supremo Tribunal Federal (STF), para contestar dispositivos da lei estadual paranaense que estabeleceu índices e datas de reajuste de vencimentos diferenciados para as categorias funcionais do Paraná. Os democratas questionam os artigos que concederam índice complementar de correção, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) desde a consolidação dos planos de carreira até o mês de abril de 2007.

Igualdade – Em tabela anexa à lei, consta o índice de reajuste de 30,29% para a carreira dos advogados estaduais, enquanto para o magistério o índice é de 17,04%. A ação requer medida cautelar para determinar a inconstitucionalidade da diferenciação imposta pela lei e pede a fixação do índice de 30,29% para todas as categorias desde o dia 1.º de maio de 2007.

***

"A Assembléia Legislativa do Paraná diz amém a todas as bizarrices do governador Roberto Requião (PMDB). A Casa deveria ser mais exigente."

Do deputado estadual e líder da oposição na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), ao criticar o fato de a Assembléia aprovar o projeto de participação da Copel no leilão do pedágio sem sequer a estatal ter uma proposta pronta para a disputa.

***

Pinga-Fogo

O radialista e ex-deputado estadual Pirajá Ferreira está lançando seu nome como pré-candidato à prefeitura de Pinhais pelo PSDB. Com 70 mil eleitores, o município é o quarto colégio eleitoral da região metropolitana de Curitiba

••• A Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) traz hoje ao Paraná o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, que debaterá com os estudantes o tema "Que país é esse? A ética no Brasil"

••• O encontro será às 19h30, no Teatro Universitário e a intenção é fazer com que os alunos parem para refletir sobre a atual situação política brasileira

••• O próximo a debater com os estudantes será o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco. A palestra de Franco será no dia 29

••• A Rede de Participação Política do Empresariado, sob coordenação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realizará curso de formação política a distância chamado "Democracia, Redes Sociais e Sustentabilidade"

••• Entre os temas das aulas estão a democracia e o papel da sociedade na reforma política.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]