Os tribunais têm até o próximo dia 30 para informar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os dados finais sobre o cumprimento da Meta 18 de 2013, que estabeleceu prioridade para o julgamento de todos os processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública distribuídos até o final de 2011. De acordo com os dados disponíveis até o momento, os tribunais cumpriram apenas 54,51% da meta. No ranking dos judiciários estaduais, a Justiça paranaense teve o quarto pior desempenho do país. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) cumpriu apenas 26% da meta fixada para 2013 pelo CNJ: dos 1,5 mil processos de corrupção e improbidade cadastrados até 2011, deixou de julgar mais de 1,1 mil. Em agosto, ainda sob a gestão do desembargador Clayton Camargo (foto), porém, o tribunal paranaense havia informado ao Conselho que já tinha cumprido 99% da meta. Questionado, o TJ-PR não soube informar porque houve mudança nos dados.
Número
R$1,2 milhão foi o valor gasto pela Copel para energizar duas linhas de alta-tensão que servirão ao fornecimento exclusivo de energia para a Arena da Baixada, local dos jogos da Copa de 2014 em Curitiba. Inaugurada ontem, a obra da Copel é uma exigência da Fifa.
Mais contra-ataque
O governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), voltou a atacar o PT de forma velada ontem, ao afirmar que "tem muito político que só gosta de falar" e que as pessoas precisam aprender também a ouvir. Chamado de "tolo" e "playboy mimado" nesta semana em texto publicado na página oficial do PT no Facebook, Campos exaltou o desempenho do estado na sua administração e disse que só não faz o mesmo "aqueles que não sabem colocar a vela do barco na direção do vento que sopra".
Resposta (?)
Um dia depois de a Gazeta do Povo mostrar em uma reportagem que a Assembleia Legislativa do Paraná tem em estoque mais de 1 mil disquetes sem uso, o site da Casa publicou uma notícia segundo a qual foram doados cerca de 2 mil itens inservíveis do patrimônio legislativo para o Provopar, em 2012 e 2013. Entre os bens doados estavam sucata de informática, móveis, entulho de construção, aparelhos técnicos e de telefonia.
Por ora, não
O técnico Bernardinho, da seleção masculina de vôlei, negou pela primeira vez que pretenda se candidatar ao governo do Rio. Ele afirmou que não consegue "se enxergar" como postulante ao cargo e disse não ser "a pessoa mais indicada". A declaração, dada ontem à emissora SporTV, é a primeira desde o início do assédio que vem sofrendo do PSDB. Ele se filiou ao partido em agosto do ano passado. Bernardinho apontou a resistência da família como principal razão para rejeitar momentaneamente a candidatura.
Pinga-fogo
"As alianças tiram o foco do governo. Ficam preocupados em aceitar pedidinhos de parlamentares, de prefeitos aliados e perdem o foco, que é a manutenção da eficiência do estado, o crescimento da indústria, a geração de empregos."
Senador Roberto Requião (PMDB), em entrevista a ÓTV, afirmando que o estado do Paraná está quebrado por culpa do atual governo.
Colaborarou: Euclides Lucas Garcia
Deixe sua opinião