O eleitor que não votou nas últimas três eleições nem apresentou justificativa para as ausências tem até a próxima semana para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Há 67 mil eleitores nessa situação no Paraná, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
O prazo termina na próxima quinta-feira (25). Quem não comparecer ao cartório eleitoral terá o título cancelado. Cada turno conta como uma eleição. Ou seja, a pessoa que não votou no primeiro e segundo turnos de 2012 - e não justificou já deixou de participar de duas eleições, na contagem da Justiça Eleitoral.
O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial com foto, o título e os comprovantes de votações anteriores. A multa é de R$ 3,51 pela ausência em cada eleição.
Cancelamento do título
Com o cancelamento do documento, o eleitor não poderá tirar passaporte, ser nomeado em caso de aprovação em concurso público nem renovar ou fazer matrícula em instituições de ensino superior. Os servidores públicos também não conseguirão receber salários.
Para consultar a situação, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Deixe sua opinião