Jacarezinho A prefeita de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, Tina Toneti (PT), está sendo acusada por vereadores de oposição de ter trocado cargos na administração municipal por apoio de outros parlamentares para aprovar um projeto polêmico que tramitou na Câmara Municipal.
Segundo o vereador Sebastião Ferreira Filho (sem partido), para garantir a aprovação da Contribuição de Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip), uma espécie de taxa de iluminação pública, a prefeita teria oferecido a indicação dos cargos a sete vereadores. Cinco deles aceitaram a oferta, entre eles, o presidente da Câmara, Vilela José Santana (PMDB), ferrenho oposicionista da prefeita. Dias depois, o projeto foi aprovado por 5 votos contra quatro.
Entre os nomeados estão filhos do presidente da Casa e dos vereadores José Izaías Gomes e João Bacon, todos do PMDB. Os vereadores Marcos Colosso e José Roberto Rocha, também peemedebistas, indicaram a esposa e um amigo, respectivamente. O próprio Ferreira Filho teria recebido a oferta da indicação, mas teria rejeitado.
Para o vereador, não há dúvidas de que a prefeita agiu para influenciar o voto dos vereadores. Ele confessa que chegou a participar de uma reunião no gabinete da prefeita, com a presença dos outros cinco colegas e de mais dois secretários da prefeitura. A pauta do encontro era a discussão do projeto de contribuição. "Antes que qualquer projeto fosse tratado, a prefeita disse que precisava decidir sobre as nomeações", conta. Os salários variavam entre R$ 500 e R$ 1, 5 mil. Overeador Diogo Biato (sem partido) também criticou a atitude da prefeita e disse que vai consultar seus advogados e denunciar o caso ao Ministério Público.
Deixe sua opinião