Quando assumiu a prefeitura a de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, o prefeito Reni Pereira (PSB) decretou moratória de 90 dias. O prazo vence nesta terça-feira (2) e Pereira já anunciou que prorrogará o pedido por mais 45 dias.
A justificativa utilizada foi a ampliação de um prazo para que o município termine de fazer o levantamento e a composição de todos os credores que tinham dívidas a receber da prefeitura até 31 de dezembro de 2012. De acordo com a atual administração, a dívida do município chega hoje a R$ 63 milhões.
Segundo o prefeito, com a moratória decretada, será possível maior detalhamento das dívidas a curto e médio prazo. O prefeito diz que a falta de dinheiro em caixa e a necessidade de quitação dessas dívidas têm tomado 90% da atenção da administração.
Além dos débitos vencidos, novas contas com comprovantes reconhecidos pela administração anterior também não foram empenhados e serão cobrados agora.De acordo com Pereira, através de recursos do orçamento como IPTU, Refis e Fundo de Participação dos Municípios, R$ 20 milhões dessa dívida já foram quitados.