Com a aprovação nesta quinta-feira (15) do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou denúncias de irregularidades na relação da Prefeitura de Londrina com a Centronic, o prefeito Barbosa Neto (PDT) vai enfrentar o terceiro pedido de cassação em 31 meses de mandato.
Logo depois de o plenário aprovar o relatório da comissão, que acusa Barbosa de ter se beneficiado indevidamente ao manter dois vigias contratados pela Centronic e pagos pela Prefeitura para trabalhar na emissora de rádio da sua família, a Brasil Sul, o presidente do PMN, Benjamin Zanlorenci, protocolou o pedido.
Zanlorenci, que foi o primeiro secretário de Defesa Social e responsável pela implantação da guarda municipal, afirmou que não se trata de uma "questão pessoal, mas partidária". "O PMN deliberou esse encaminhamento", declarou.
O pedido de CP foi feito pelo PMN porque o relatório da CEI não pede a abertura do processo de cassação, apenas indica que existem elementos para que ele seja pedido. A CP será votada somente depois do recesso, no começo de 2012, ano eleitoral.
O relatório foi aprovado com folga: foram 12 votos favoráveis (dois a mais que o mínimo necessário para a aprovação), seis abstenções e um voto contrário. Os vereadores decidiram também pela exclusão do vereador Jacks Dias (PT) do texto. O relatório pedia que o caso do petista fosse encaminhado para a Comissão de Ética, pelo fato de o petista ter sido secretário de Gestão Pública em 2006, quando a Prefeitura de Londrina assinou contrato com a empresa de segurança. Um mês depois, a empresa foi declarada inidônea pela Prefeitura de Curitiba, o que a impediria de contratar com o serviço público.
O texto aponta também que Dias teria recebido propina da empresa. Dias se disse "aliviado" com a decisão do plenário. "Isso corrige um equívoco muito grande provocado pela comissão, que havia feito um encaminhamento ilegal", afirmou o vereador.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião