O prefeito de Loanda, no noroeste do Paraná, Flávio Accorsi (PPS), foi preso na tarde do último sábado, após ser flagrado usando tratores e funcionários da prefeitura para fazer serviços em uma fazenda de sua propriedade. No momento da prisão, sete servidores trabalhavam no local, segundo reportagem da RPCTV. Accorsi foi indiciado por uso indevido de serviços e bens públicos.
Imagens gravadas com um celular mostram o prefeito se justificando. Ele também faz ameaças a um policial que esteve na fazenda. Na gravação, ele diz que "já está agendado para pagar as horas do trator. Hoje é sábado e eu estou pagando do meu bolso. Não inventem coisas. Se vocês fizerem uma besteiras dessas, vocês vão pagar caro". Ele também ameaçou, com uma enxada, a pessoa que o filmava. "E você, gravou bem? Pode gravar", disse, ironicamente, antes de levantar o objeto.
Accorsi foi liberado na noite de domingo, após dar um imóvel como garantia para pagar a fiança de R$ 100 mil, estipulada pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Ele deverá responder pelo crime de improbidade administrativa.
A prefeitura informou que Accorsi aluga a fazenda e que um dos inquilinos contratou os funcionários. De acordo com a lei orgânica do município, no entanto, o prefeito não pode contratar funcionários e serviços da prefeitura. Os setes funcionários da prefeitura foram ouvidos pela polícia.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas