Dois anos depois de ser eleito prefeito de Jundiaí do Sul, no Norte Pioneiro, Valter Abras (PSDB) está perto de assumir o cargo. Abras, que foi impedido de assumir por causa de uma condenação, teve o direito de posse garantido por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Abras já foi prefeito duas vezes de Jundiaí do Sul, cidade com cerca de 3 mil habitantes. Em outubro de 2008 o tucano venceu o atual prefeito Joel Marciano Rauber (PMDB), que buscava a reeleição, com 54% dos votos válidos, mas foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná a uma pena de um ano e um mês de prisão por crime ambiental, cometido em seu segundo mandato como prefeito, entre 1996 e 2001. Agora, o STJ reconheceu que Abras já cumpriu pena de forma alternativa.
De acordo com os advogados do novo prefeito, Abras tem direito até a uma eventual indenização pelo tempo em que perdeu salários e benefícios do cargo. Ontem, o tucano disse que não pretende brigar na Justiça pelo dinheiro. "Foram dois anos de espera, que injustamente fiquei fora da prefeitura, mas agora só quero assumir o quanto antes e trabalhar pela população", afirmou.
Desde 2008 o município passou a ser administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Leandro da Silva (PMDB). O prefeito em exercício disse que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a decisão, mas adiantou que pretende colaborar com o novo prefeito. Silva deverá reassumir seu mandato na Câmara assim que for comunicado pela Justiça Eleitoral.