• Carregando...

Mais de 3 mil prefeitos devem participar até quinta-feira da 9ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A abertura oficial do evento está prevista para esta quarta-feira, às 11h, no Hotel Blue Tree Park. Participam os ministros da Educação, Fernando Haddad, do Meio Ambiente, Marina Silva, da Cultura, Gilberto Gil, e de Minas e Energia, Silas Rondeau. Também é esperada a presença dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros.

Na edição deste ano da marcha, os prefeitos buscam novos caminhos para um pacto federativo mais solidário, a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a divisão mais eqüitativa de impostos arrecadados nos três níveis de governo.

Na programação da tarde desta terça-feira, representantes de prefeituras, parlamentares e autoridades governamentais debatem questões sobre o Fundeb - a partir das 16h - tendo como conferencista o ministro da Educação, Fernando Haddad. No fim do dia, os prefeitos seguem para o Congresso Nacional, onde se reunirão com deputados e senadores de seus estados.

Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios, a marcha vem sendo realizada desde 1998. Naquele ano, os prefeitos defenderam a renegociação das dívidas municipais e o aumento do FPM, entre outras questões. Em 2006, ocorrerão também encontros paralelos de secretários municipais de Agricultura, de assessores de imprensa e de contadores públicos municipais. Os três eventos serão realizados nesta quarta-feira. No mesmo dia, vereadores de todo o país também participam de um encontro nacional, cujo objetivo é discutir a participação do Legislativo municipal nas ações reivindicatórias dos municípios brasileiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]