A visita do presidente norte-americano George W. Bush já provoca mudanças no cotidiano de quem vive nas imediações do Hotel Hilton, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, onde Bush vai ficar hospedado a partir desta quinta-feira (8).
Na manhã desta quarta-feira (7), a Subprefeitura de Pinheiros derrubou dois barracos instalados na Rua John Baird, uma transversal à Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini. No início da tarde, o local já estava completamente limpo e o muro da rua, onde os barracos estavam apoiados, pintado.
De acordo com o subprefeito Nilton Elias Nachle, a remoção dos barracos era "um processo antigo", discutido desde outubro do ano passado. "Existem dois tipos de invasão: as de terrenos municipais e as de áreas como, por exemplo, uma calçada. Essa não pode acontecer. Eram duas famílias que se instalaram ali e foram ficando", disse.
Nachle conta que a retirada dos dois barracos de alvenaria estava prevista para acontecer na próxima semana, mas houve condições de "adiantar os trabalhos". Questionado sobre se esse adiantamento nos trabalhos foi provocado pela hospedagem de Bush na região, o subprefeito confirmou: "Como tem a visita do presidente, a gente conseguiu antecipar".
Ainda segundo Nachle, a retirada dos dois barracos não tem nenhuma relação com o processo de remoção de barracos da favela Jardim Judite (próxima à demolição desta quarta). "A decisão sobre o que será feito no Jardim Judite deve demorar algum tempo ainda. Não tem previsão."
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA