Quase todas as prefeituras do estado devem pagar o 13.º salário em dia, ou seja, até dia 20 de dezembro. De acordo com estimativa da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), apenas 10% dos municípios devem ter dificuldade de cumprir com o pagamento em dia.
Os municípios menores do estado, que dependem do dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para fechar as contas, estimavam dificuldade para o pagamento. A AMP previa que metade das prefeituras não conseguiria pagar os salários até dia 20 de dezembro. Mas o governo federal repassou para os municípios de todo o Brasil as parcelas do FPM referentes ao Programa Parcelamento Especial (Paes), criado em 2003 para pagamento atrasado de impostos. O dinheiro arrecadado estava retido nos cofres da União. No final do mês passado, com a cobrança dos prefeitos, o governo federal prometeu repassar as parcelas até dia 5 deste mês.
O dinheiro começou a chegar nos municípios no dia 1º, quando foi paga a parcela referente a 2003. No dia seguinte saiu o dinheiro referente a 2004 e na segunda-feira, a parcela de 2005. Ao todo, os municípios paranaenses receberam perto de R$ 300 milhões. Com o pagamento, os prefeitos vão conseguir honrar com os pagamentos dos salários. "Ainda vamos cobrar o pagamento da correção monetária desses valores", diz o presidente da AMP, Luís Sorvos.
De acordo com Sorvos, as prefeituras que ainda têm dificuldade para pagar o 13.º, devem depositar o valor em janeiro, depois do pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). (DN)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião