• Carregando...

"Se o governador explicitar sua preferência por um deputado, acabou a eleição (à presidência da Assembléia). Vamos assediá-lo quando ele voltar da França."

Nereu Moura (PMDB), primeiro-secretário do PMDB e candidato ao cargo.

Preparativos – A cúpula nacional do PTB está organizando uma festa de filiação para o vereador de Curitiba e deputado estadual eleito, Fábio Camargo (PFL). Durante reunião ontem com o secretário nacional do partido, Emerson Palmieri, o vereador confirmou que pretende ingressar no PTB ainda este mês. Na filiação está prevista a presença do presidente nacional, Flávio Martinez, e do ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Sem extra – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), já avisou os membros da CPI do Grampo que o prazo para conclusão dos trabalhos vai até 31 de janeiro, mas não pretende fazer convocação extraordinária dos deputados para votar o relatório final. "O custo é alto e não compensa", diz. Ou seja, os deputados podem até terminar a CPI, mas não terá validade oficial porque o documento final não será aprovado em plenário.

Mais perto – Os deputados federais do PMDB querem mais proximidade com o governador Requião. Apesar de o governo ter um escritório regional em Brasília, comandado por Nivaldo Krieger, os parlamentares acham que é preciso uma melhor articulação com a bancada. Querem também reuniões periódicas com a executiva estadual do PMDB.

Participação – Os deputados federais Rodrigo Rocha Loures e Osmar Serraglio foram os representantes paranaenses na reunião de ontem do PMDB que definiu a participação do partido no governo Lula. "Fomos reconhecidos e inclusive citados pelo Michel Temer (presidente do partido)", afirmou Rocha Loures, que cumprirá seu primeiro mandato no Congresso Nacional.

Importância – Essa foi a segunda atuação significativa de Rocha Loures em Brasília. Antes, ele havia participado do encontro entre o presidente Lula e o governador Roberto Requião, pouco depois do segundo turno das eleições. O deputado é cotado como principal interlocutor de Requião com a bancada federal do PMDB. Requião não foi ao encontro porque está na França.

Debate – O secretário-geral do PT, Raul Pont, está hoje em Curitiba. Ele participa de uma reunião com militantes do partido, às 10 horas. Em discussão, está o resultado das eleições e o futuro da legenda. Pont foi candidato à presidência do PT nas últimas eleições do partido, mas perdeu para Ricardo Berzoini.

Assédio – O PMDB quer filiar o vereador José Roberto Sandoval (PSB) na legenda. O candidato à presidência estadual do partido, Renato Adur, fez o convite a Sandoval. O vereador ainda não respondeu. O mesmo convite foi feito para o vereador Custódio da Silva (PRTB).

Tecnologia 1 – O governo do estado vai abrir licitação – por meio de pregão eletrônico –, na próxima quarta-feira, para a compra de 22 mil televisores de 29 polegadas. A aquisição deve custar, segundo previsão do governo, R$ 19,1 milhões. A entrega dos aparelhos nas escolas será feita a partir de março de 2007. A intenção é equipar todas as salas de aula que compõem a rede da Secretaria de Estado de Educação.

Tecnologia 2 – Os televisores terão tela plana, som estéreo e entrada USB, para conexão com dispositivos tipo "pen drive". Ainda em janeiro de 2007, a secretaria deverá adquirir 60 mil "pen drives", com mínimo de um gigabyte de capacidade cada, que serão distribuídos aos professores da rede estadual.

Costura – Depois de meses de articulações nos bastidores, a eleição para a presidência da Câmara dos Vereadores de Londrina chegou ontem ao plenário. Um discurso do atual presidente da Casa, Orlando Bonilha (PL), desencadeou declarações de apoio de oito vereadores à candidatura de Sidney de Souza (PTB), em articulação desde o começo do ano. A eleição está marcada para o dia 19 de dezembro.

Pinga-fogo

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, concede entrevista para uma equipe da Rádio e Televisão Italiana (RAI), a maior rede de comunicação da Itália, para um programa especial sobre Curitiba ••• A Associação dos Municípios do Paraná reunirá a diretoria e os presidentes das 18 associações de municípios na segunda-feira, em Curitiba ••• Entre outros assuntos, a AMP pretende discutir a cobrança do compromisso assumido pelo presidente Lula durante reunião com os prefeitos, em agosto, de aprovar o projeto que aumenta o Fundo de Participação do Municípios em 1% ••• A mudança ampliaria a receita das prefeituras brasileiras em R$ 1,4 bilhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]