O eleitor paranaense vê o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma pessoa trabalhadora. Essa foi a característica mais citada pelas pessoas ouvidas no levantamento de opinião pública feito pelo Instituto Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo.
A cada entrevistado foi apresentada uma lista de 18 características e 19,7% responderam que Lula é trabalhador, enquanto que 13,1% disseram que ele é competente e 11,8%, determinado (veja o quadro à direita).
Fenômeno
O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, analisa o resultado apontando para uma nova característica do presidente Lula. "Ele é um fenômeno. Se você observar as outras palavras mais citadas pelos eleitores, você vai ver que são só características positivas", afirma. "Apesar de todo o desgaste do governo com o escândalo do mensalão, quase ninguém vê Lula como desonesto ou incompetente", completa Hidalgo.
As características menos citadas pelos entrevistados na pesquisa pelos eleitores paranaenses foram raivoso (0,3%), desumano (0,3%) e vingativo (0,6%). "Isso demonstra uma outra habilidade do presidente Lula: o carisma. Que aliás foi a resposta de 8,8%", observa Hidalgo. (KK)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura