Apontado como um dos seqüestradores mais perigosos de São Paulo, Edilson Lima dos Santos, o Gaúcho, de 34 anos, foi preso quando rondava o 6º Distrito de Osasco, na Grande São Paulo, onde seu irmão, Edivaldo Lima dos Santos, de 26, se encontrava detido, acusado de assalto a banco. Segundo a polícia, a quadrilha de Gaúcho tinha o hábito de manter as vítimas no cativeiro amarradas a botijões de gás.

CARREGANDO :)

Gaúcho foi preso com outro irmão, Edmir Lima dos Santos, de 39, na noite de quarta-feira. A polícia acredita que ambos pretendiam resgatar Edivaldo.

O investigador Marcos Donizete Alberto estranhou os dois homens em um Gol preto passando diversas vezes na porta da delegacia, que funciona em uma casa. Ele foi à rua ver o que estava havendo e, sem desconfiar com quem falavam, os suspeitos perguntaram ao policial onde ficava o distrito. Alberto disse que não sabia. Porém, pediu ajuda a outros colegas e interceptou o veículo. No carro havia um carregador de pistola P-40 e 10 projéteis.

Publicidade

Policiais descobriram que Gaúcho fugiu de um presídio do Rio Grande do Sul em agosto de 2002, onde cumpria pena por homicídio e roubo. Ele também é acusado seqüestrar de três comerciantes na região de Campinas - dois de Amparo e um de Americana, entre 2003 e 2004. A foto dele está publicada no site da Secretaria da Segurança Pública entre os criminosos mais procurados. Segundo a polícia, agora só o líder do bando, Allan Sidnei dos Santos, se encontra na rua. Ele havia sido preso em 2004, mas alguns meses depois escapou do presídio de Casa Branca, no interior.