A Previdência Social informou nesta sexta-feira que dará início a um censo previdenciário em novembro. Segundo comunicado, a primeira etapa do projeto deve alcançar 2,6 milhões de aposentados e pensionistas. A convocação desses beneficiários será feita pelas próprias agências bancárias em outubro, quando o aposentado ou pensionista receberá um aviso de que é necessário atualizar suas informações no banco de dados da Previdência. Também será informado o período do mês de novembro em que deverá comparecer à agência bancária.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Nelson Machado, o objetivo do censo previdenciário é combater fraudes e reduzir o pagamento indevido de benefícios por meio da atualização do cadastro do INSS.
"Há casos, por exemplo, de beneficiários falecidos cujos pagamentos continuam sendo recebidos por seus familiares", diz o ministro, no comunicado. "Se apenas 1% dos pagamentos feitos pela Previdência Social for indevido e conseguirmos descobri-los por meio do censo, a economia gerada ultrapassará R$ 1 bilhão".
Segundo o ministério, o anúncio do censo foi feito nesta sexta-feira pelo ministro da Previdência Social, Nelson Machado, em São Paulo. Ele esteve presente ao evento de encerramento de uma semana interna de capacitação de chefias da área de benefícios do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais