A Defesa Civil enviou alerta nesta segunda-feira para a ocorrência de temporais até terça-feira no Rio, em São Paulo e em Minas, estados castigados pela chuva que atinge o Sudeste do país. Até agora, pelo menos 50 pessoas morreram na região desde outubro, quando começou a temporada de chuvas. Apenas na primeira semana do ano, foram contabilizadas 35 mortes nos três estados.
No Rio, onde foram registradas pelo menos 26 mortes, o governador Sérgio Cabral pediu que o governo federal libere recursos para ajudar as vítimas da enxurrada. Em São Paulo, apenas na primeira semana de janeiro, cinco pessoas morreram no estado. As chuvas já causaram prejuízos em 66 municípios.
Em Minas Gerais, os temporais levaram 61 municípios a decretar situação de emergência. Neste fim de semana, mais três pessoas morreram, em um deslizamento de terra, na Zona da Mata, elevando para 20 o número de óbitos no estado desde outubro. Segundo o último balanço da Defesa Civil estadual, cerca de 15 mil estão desabrigadas ou desalojadas.
A chuva também atingiu o Sul do país. Em Santa Catarina, o temporal, na região do Vale do Itajaí, provocou alagamentos e deslizamentos de terra em cinco bairros de Blumenau: Vila Nova, Velha, Fortaleza, Itoupava Norte e Itoupava Seca. A enxurrada fez desabar parcialmente a casa do pedreiro José Felipe de Souza, de 54 anos, mas ninguém ficou ferido.
Na última sexta-feira, a Secretaria Nacional da Defesa Civil anunciou que dispõe de R$ 57 milhões para atendimento aos atingidos pelas chuvas. A previsão é de que nenhum município fique sem receber os recursos para socorro às vítimas - como distribuição de colchões, alimentos e remédios. Os recursos, segundo o secretário Jorge Pimentel, são parte da verba de R$ 120 milhões liberada em dezembro.
Previsão é de chuva forte para oito estados
Nesta segunda-feira, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou alerta para a ocorrência de chuva forte em oito estados. Nesta segunda, temporais devem atingir Rondônia, Mato Grosso e o centro-sul de Goiás. Até terça-feira, o mau tempo persistirá no Rio de Janeiro, no centro-norte do Mato Grosso do Sul e em grande parte de São Paulo e Minas Gerais. Na terça, deve chover no Amazonas.
De acordo com a Defesa Civil, a chuva poderá vir acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 60 km/hora.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião