Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus| Foto: Hélio Hilarião/Folhapress
Wilson Picler, ex-deputado
Carlos Lupi, presidente nacional do PDT
Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo

O Ministério das Relações Exteriores concedeu passaporte diplomático para o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago de Oliveira (foto 1), e a mulher dele, Franciléia de Castro Gomes de Oliveira. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial e, segundo o Itamaraty, não é privilégio do pastor. Outros líderes de igrejas também já receberam o documento, que dá direito ao uso de uma fila especial nos aeroportos, mas não dá imunidade diplomática. O sistema de concessão de passaportes diplomáticos foi alterado em 2011, depois de revelado que os filhos e netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham o documento mesmo depois da sua saída do governo e de não serem menores de idade, como determinava o decreto sobre o tema.

CARREGANDO :)

Faltava um

Único foragido da operação Monte Carlo, o contador Giovani Pereira se entregou na manhã de ontem à Polícia Federal de Anápolis (GO). Segundo a PF, ele estava acompanhado de seu advogado. Giovani escapou da PF no dia em que a operação foi deflagrada, em 27 de fevereiro de 2012. Ele teria sacado no ano eleitoral de 2010 cerca de R$ 8,5 milhões que saíram dos cofres da construtora Delta, empresa que detém contratos milionários com o poder público. O contador é apontado pela Polícia Federal como tesoureiro do esquema de Cachoeira.

Publicidade

Zezinho x Galdino

Primeiro suplente de sua coligação, Zezinho do Sabará (PSB) requereu à Câmara de Curitiba ontem a cadeira que pertence ao vereador Professor Galdino (PSDB). A vaga do tucano está em risco desde que ele foi condenado em primeira instância por crime eleitoral. O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação imediata do vereador. O pedido de Zezinho do Sabará foi formalizado por meio de uma petição apresentada à mesa-diretora da casa. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, o presidente do Legislativo municipal, vereador Paulo Salamuni (PV), encaminhou a solicitação à procuradoria jurídica, que deve analisar o pedido. Não há um prazo para que os procuradores emitam seu parecer.

Pedindo opinião

No último ato que tomou antes de sair de férias, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, decidiu na sexta-feira pedir a opinião do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre o desbloqueio dos bens do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia Zilmar Fernandes. A dupla, absolvida no julgamento do mensalão ano passado, está com os bens congelados desde 2006, por ordem de Joaquim Barbosa.

Errata

Publicidade

A nota "Insatisfação na base", publicada na edição de domingo, tinha uma foto errada. Ao invés do ex-deputado Wilson Picler (foto 2), a foto mostrava Carlos Lupi (foto 3), presidente nacional do PDT.

Pinga-fogo

"Quando a União cobra uma taxa de juro do município de São Paulo superior à que ela própria paga para rolar sua própria dívida, ela está enriquecendo às nossas custas. Virou agiota."

Fernando Haddad (PT, foto 4), prefeito de São Paulo.

Colaboraram: Chico Marés e Felippe Aníbal.

Publicidade