O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça-feira que vai investigar denúncias de desvio de dinheiro público contra o ministro do Esporte, Orlando Silva. Após pedido do próprio Silva para investigação, Gurgel disse que vai atendê-lo.
"Sim, (vou investigar) porque há um pedido do próprio ministro nesse sentido e há representações também. Na verdade, o que se alega, com base naquela pessoa que prestou as informações, é que nós teríamos sem dúvida nenhuma a prática de crime. Agora o que é preciso verificar é se isso é verdade ou não, se procede ou não. O ministro nega peremptoriamente isso, mas os fatos, em tese, constituem sim crime", afirmou.
Gurgel também comentou os pedidos de investigação feitos pela oposição: Eu tenho notícia de que até o momento temos na procuradoria duas representações de parlamentares e um pedido do próprio ministro no sentido de que o MP instaure investigação. Estou examinado isso para que iniciemos a investigação.
Nesta terça, Silva compareceu a uma comissão da Câmara dos Deputados para dar esclarecimentos sobre as acusações. Ele nega as denúncias e afirma que elas são resultado de uma decisão do ministério de romper convênios firmados com ONGs dirigidas por João Dias e reivindicar a devolução de recursos enviados a essas entidades
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta