O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a eleição do novo presidente da Bolívia, Evo Morales, mostra que progressistas estão chegando ao poder na América Latina. Lula fez a declaração na edição desta segunda-feira do programa de rádio Café com o Presidente.
- As pessoas mais progressistas estão sendo eleitas em todos os países. Pela primeira vez, nós estamos percebendo a possibilidade de os países da América Latina deixarem de ser tratados apenas como países pobres ou países de Terceiro Mundo, e começarem a entrar no rol dos países desenvolvidos. Para isso, é preciso ter governantes sérios, comprometidos com a maioria do povo - afirmou.
Lula disse também que, além do Brasil, outros países sul-americanos estão interessados em contribuir no processo de consolidação da democracia na Bolívia.
- Todos nós estamos interessados em contribuir, em ajudar para que a experiência da eleição do Evo Morales seja uma experiência rica, exitosa e a Bolívia deixe de ter os conflitos que tem e passe a consolidar o seu processo democrático.
O presidente lembrou a trajetória política de Morales e destacou a importância de um líder indígena ter assumido a presidência boliviana. Segundo Lula, o novo presidente tem capacidade de ajudar os mais pobres do país.
- Ele (Evo Morales) ganha as eleições com maioria absoluta, fez a maioria na Câmara, não tem maioria no Senado por apenas um voto, mas, de qualquer forma, ele é capaz de unir a Bolívia e de fazer com que aquela parte pobre da população possa ter os benefícios da riqueza que a Bolívia pode produzir.
O presidente Lula participou neste domingo, na Bolívia, da cerimônia de posse de Morales.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião