O deputado Douglas Fabrício (PPS) apresentou ontem na Assembleia Legislativa um projeto que pretende proibir o uso de máscaras em manifestações e protestos no Paraná. Segundo Fabrício, a ideia do projeto é regulamentar, no estado, o artigo 5.º da Constituição Federal, que estabelece como "livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já aprovaram leis que proíbem o uso de máscaras em manifestações. O texto do projeto paranaense é semelhante aos dos demais estados. Proíbe "o uso de máscara ou qualquer outro paramento que possa ocultar o rosto da pessoa, ou que dificulta ou impeça a sua identificação" nos protestos de rua.
"Os protestos em todo Brasil começaram organizados e pacíficos. Aí vieram os mascarados quebrando patrimônio público e privado", justifica o deputado. Segundo Fabrício, o projeto não censura o direito à livre manifestação. "Pelo contrário. Os protestos são bem-vindos na democracia. Mas eles perderam força justamente por causa da ação desses mascarados."
Dê a sua opinião
Você concorda ou discorda da proibição do uso de máscaras nos protestos? Por quê?Deixe seu comentário abaixo e participe do debate.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião