A Assembleia Legislativa do Paraná(Alep) aprovou em primeira discussão um projeto de lei que determina que empresas de TV a cabo mantenham escritórios para atendimento público em todas as regiões do estado a cada 100 mil habitantes. O autor, deputado Gilberto Ribeiro (PSB), afirma que as centrais de call center dessas empresas "nem sempre são eficazes e muito menos o tempo de espera satisfaz os clientes".
O deputado afirma que escreveu o projeto depois ter sido afetado com o serviço dos call center. "Eu quase fui pro Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Já tinha cancelado a assinatura, estava sem sinal, e a empresa continuava emitindo boleto de mensalidade. Demorei seis meses pra resolver o problema", reclama.
Há mais de 5 mil reclamações desse serviço no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) só em Curitiba, de acordo com Ribeiro. "Hoje se você tiver qualquer tipo de problema tem que ficar uma hora, duas horas ligando pro call center e seu problema nunca é resolvido. Essas empresas só faturam em cima do povo e não geram emprego", afirma.
O projeto já teve pareceres favoráveis nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Defesa do Consumidor e de Indústria e Comércio. O novo canal de atendimento pessoal, de acordo com o deputado, traria mais agilidade ao serviço.
O texto diz que a ausência de atendimento pessoal retira do consumidor a possibilidade de produzir documentos que comprovem a sua solicitação. Dessa maneira, os fornecedores poderiam adiar o cumprimento das suas obrigações.