Uma semana depois de a Assembleia Legislativa do Paraná rejeitar o pagamento de auxílio-saúde aos funcionários do Ministério Público Estadual (MP), o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia (foto), esteve no Legislativo para tentar articular a ressurreição da proposta. Para recolocar a matéria em votação, é necessária a assinatura de pelo menos 28 deputados. Pelo menos 24 parlamentares, alguns deles investigados pelo próprio MP, já teriam assinado o documento. O que mais chama a atenção é o fato de o MP ter questionado esse benefício, que já é pago pelo Tribunal de Justiça (TJ), sob o argumento de que cria "discriminação e regalia". No entanto, como o TJ considerou o pagamento constitucional, o MP decidiu requerer o benefício para si com base na simetria entre as duas instituições estabelecida pela Constituição Federal.
Aliás...
Giacoia teria externado preocupação a pessoas mais próximas em relação ao desgaste que a rejeição do projeto trará à sua imagem. Ele teria dito, inclusive, que não quer ser o único procurador-geral de Justiça a deixar o cargo com uma proposta derrubada pela Assembleia.
Solidariedade
O partido Solidariedade, que o deputado Paulinho da Força (PDT-SP) busca viabilizar, conquistou o registro no Paraná. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral no julgamento da última quinta-feira. A presidente estadual da legenda é Flávia Francischini, mulher do deputado federal Fernando Francischini, que tomou o caminho de volta para o ninho tucano depois de rápida passagem pelo PEN.
Pauta sindical
A pauta passou despercebida durante a manifestação de 11 de julho, mas deve ser retomada nos próximos dias. As centrais sindicais do Paraná, capitaneadas pela CUT e pela Força Sindical, vão pressionar por mudanças nas regras para a eleição de conselheiro do Tribunal de Contas.
Dois discursos
O prefeito Gustavo Fruet anda desconfiado com algumas participações na CPI dos Transportes na Câmara. Para ele, há muita gente com discursos diferentes, "um para o público, outro para dentro dos gabinetes".
Em alta: Papa Francisco
Mesmo para quem não é católico há de concordar com a mensagem do pontífice aos políticos. Em sua passagem pelo Brasil, o papa cobrou das autoridades trabalho por um mundo mais solidário, chamou os jovens a continuarem lutando contra a corrupção e que eles próprios pratiquem o bem.
Em baixa: Poderes paranaenses
Executivo, Legislativo e Judiciário jogaram entrosados para aprovar o projeto que libera 30% dos depósitos judiciários não tributários para o caixa estadual. Nenhum dos três poderes, porém, se deu ao trabalho de fazer uma discussão ampla da medida polêmica e de dar total transparência ao projeto.
Pinga-fogo
"Planalto está subestimando ou dissimulando sua preocupação com o candidato que é o mais competitivo entre todos. A avaliação positiva fortalece muito a candidatura do Eduardo Campos."
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), senador.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora