Um projeto de lei apresentado na sessão plenária desta quarta-feira (20) na Câmara de Vereadores de Curitiba pretende limitar o reajuste anual máximo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município ao índice da inflação registrado no ano anterior.
A proposta, de autoria do vereador Jorge Bernardi (PDT), acrescenta um artigo ao Código Tributário Municipal, estabelecendo que o reajuste só pode ser efetivado seguindo o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), calculado pelo IBGE. Se aprovada e sancionada pelo prefeito até a metade do ano, a lei pode começar a valer já para o cálculo do IPTU 2014.
"Em outros anos, a prefeitura chegou a reajustar em 20% o valor do IPTU. Por isso, queremos estabelecer um limite e uma legislação específica, para que a cobrança seja mais transparente e que o valor não fique tão alto ao proprietário", explica Bernardi.
Segundo divulgação da Prefeitura, o reajuste do imposto em 2013 foi de 5,53%, o mesmo do IPCA acumulado no último ano.
Conforme o projeto de lei, o imposto só poderá ser reajustado acima da inflação se houver valorização do imóvel com alteração da planta, por exemplo.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Braga Netto é o segundo general quatro estrelas preso na história do Brasil
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Deixe sua opinião