A tarefa de escolher nomes de lugares públicos, que sempre movimenta a pauta da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), está na mira dos vereadores. Além da tentativa de acabar de vez com a responsabilidade e transferi-la ao executivo, agora uma proposta de Tico Kuzma (PSB) pretende reduzi-la a apenas uma apresentação por ano e só se o banco de dados de nomes disponíveis na Prefeitura estiver esgotado.
"Acho que a Câmara deve continuar com essa tarefa, já que é mais democrático 38 vereadores representantes de diversas regiões da cidade escolherem nomes do que apenas o prefeito fazer isso", explica o parlamentar. "É importante homenagear personalidades que fazem parte da história da cidade", acrescenta ele.
Kuzma admite que o número de propostas desse tipo é excessivo e fez um pedido de informação na prefeitura para verificar quantos nomes estão disponíveis no banco de dados. Isto é, nomes que foram aprovados pelos vereadores, mas que ainda não foram utilizados. "Não adianta ficar apresentando mais projetos se há nomes que estão aguardando na fila", justifica. O resultado deve ser entregue pelo município na semana que vem e deve ajudar na argumentação do parlamentar.
Ainda não há data para a votação do projeto, que já transitou por quatro divisões da CMC. O vereador espera que sua proposta seja discutida juntamente com a que pretende tirar a tarefa das mãos do legislativo e, com isso, "promover um debate saudável que envolva a sociedade", diz.