| Foto:

O atual mandato de Roberto Requião (PMDB) à frente da administração do Paraná completou 6 meses ontem com compromissos importantes de campanha ainda com pendências para serem iniciados. Com informações do governo do estado e notícias veiculadas na imprensa, a Gazeta do Povo fez um levantamento de como está o encaminhamento de algumas das principais promessas.

CARREGANDO :)

O governo já cumpriu alguns importantes compromissos de campanha, como a ampliação das faixas de isenção e redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para micro e pequenas empresas e o aumento do investimento mínimo em educação de 25% para 30% das receitas do estado. Tentou ainda implantar o sistema de nove anos de ensino fundamental, como foi determinado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), mas devido à conflito na Justiça, o CEE voltou atrás e a decisão ficou para o ano que vem.

Mas outras grandes bandeiras de campanha ainda estão em estudo. Uma dessas foi a ampliação do programa Leite das Crianças, que distribui um litro de leite por dia para crianças de 6 meses até 3 anos para famílias de baixa renda. No ano passado, durante a eleição, Requião prometeu que o litro do leite seria distribuído para crianças de até 4 anos e também para gestantes. Na época, houve uma disputa entre ele o adversário Osmar Dias (PDT) para ver que teria anunciado primeiro o compromisso. A Secretaria Estadual de Agricultura disse que esta meta ainda está sendo estudada.

Publicidade

Em áreas importantes como a educação e saúde, há compromissos até agora não cumpridos como a oferta de ensino profissionalizante nos programas de alfabetização de jovens e adultos; a construção de 123 centros de saúde da mulher e da criança; a implementação de unidades de "Centros Dia" para a oferta de serviços de atendimento aos idosos nas áreas da saúde, fisioterapia, psicologia, atividades ocupacionais, lazer e apoio sócio-familiar e a criação, em rodoviárias, de postos de atendimento e orientação ao idoso.

A Secretaria Estadual da Saúde não soube informar em que pé estão as obras para os centros da mulher. Sobre os serviços prometidos aos idosos, a Saúde informou apenas que repassou R$ 17,5 milhões para o Hospital do Idoso, a ser construído na capital do estado em parceria com a prefeitura de Curitiba. A administração municipal, no entanto, afirmou que a verba não foi liberada.

Outras promessas relevantes feitas na campanha são a implantação e operação, por meio da Sanepar, de 33 aterros sanitários para receber o lixo de 84% da população do estado, inclusive de Curitiba; a Casa do Servidor Público para professores, funcionários públicos e policiais civis e militares; a dragagem do canal de acesso ao Porto de Paranaguá e fazer a manutenção periódica dele; e implantar a Patrulha Rural Comunitária.

Desses compromissos, só a Patrulha Rural está funcionando, parcialmente. Segundo a Polícia Militar, parte da região metropolitana de Curitiba tem sido atendida pelo serviço, efetuado pelo 17.º Batalhão da PM. Quanto aos aterros sanitários, ainda estão em fase de estudos de viabilidade. Para a Casa do Servidor Público, não há projeto específico. Sobre a dragagem do canal de acesso ao porto, há uma comissão formada para definir como ela será feita.