BETO RICHA (PSDB)

CARREGANDO :)

– Ampliar os projetos Marco Zero, de revitalização do centro da cidade, de Iluminação Pública Municipal e Caminhos da Cidade (calçadas).

– Pavimentar mais 400 quilômetros de ruas.

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– Implementar um plano de macrodrenagem das bacias dos rios Atuba, Iguaçu, Barigüi e Belém.

GLEISI HOFFMANN (PT)

– Cumprir a função social da cidade; tornar a terra mais acessível, mais barata para os mais pobres. Reduzir o déficit habitacional.

– Política sistematizada de cuidado e recuperação dos rios para garantir acesso à água, destinação correta do lixo, entendido como ativo econômico, investimento em energias renováveis, esgotamento sanitário corretamente implantado e cuidado com a qualidade do ar.

FABIO CAMARGO (PTB)

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– Reconduzir o Ippuc a uma posição de referência internacional em planejamento. Dar ênfase ao transporte e à habitação no planejamento metropolitano.

– Identificar áreas para moradia popular, formar consórcios de habitação com os municípios vizinhos e promover o acesso ao crédito àqueles cidadãos que têm trabalho, mas não conseguem comprovar renda e se credenciar ao financiamento da casa própria.

CARLOS MOREIRA JÚNIOR (PMDB)

– Priorizar, no planejamento da cidade, as pessoas, dando a elas oportunidades de educação, saúde, emprego e transporte.

– Investir, de forma maciça, em educação, que vai gerar empregos, humanizar as pessoas e, com isso, deixar a cidade mais segura. Transformar Curitiba na capital da excelência em serviços do Brasil, atraindo empresas e empregos.

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RICARDO GOMYDE (PCdoB)

– Estimular os técnicos que temos no Ippuc a voltar a planejar nossa cidade para que antecipemos aos nossos problemas e os resolvamos. É preciso ter políticas públicas que incentivem meios alternativos de transporte, como o ciclismo, e tornar o metrô de Curitiba, tão prometido em outras eleições, uma realidade.

– Revitalizar o centro da cidade com ênfase no uso habitacional. O patrimônio histórico e cultural será preservado e a reciclagem das edificações estimulada. A segurança, a animação cultural, a circulação e o transporte coletivo serão garantidos.

BRUNO MEIRINHO (PSol)

– Reverter o caos no trânsito e a concentração da riqueza de Curitiba, considerada cidade-modelo, mas que é modelo de exclusão social.

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– Promover uma política tributária que distribua melhor a carga dos impostos, fazendo que o crescimento econômico e a produção da riqueza contribuam mais com o desenvolvimento social da cidade.

MAURÍCIO FURTADO (PV)

– Estimular as pequenas e médias empresas, apoiando sua modernização e a adoção de tecnologias eficazes na busca de novas formas de economia comunitária, cooperativa e autogestionária.

– Adotar estratégias de zoneamento estimulando o desenvolvimento local, os usos múltiplos dos bairros, com geração de emprego mais próximo do local de moradia.

LAURO RODRIGUES (PTdoB)

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Até o fechamento desta edição, o candidato não havia enviado suas propostas.

Serviço

Clique aqui e veja a íntegra das propostas dos candidatos.

Pujança econômica se confunde com o caos urbano

A posição de destaque econômico, social e urbanístico de Curitiba contrasta com índices típicos das regiões metropolitanas, como os de violência.

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O número de veículos chegou, há um ano, a 1 milhão: a pujança econômica se confunde com o caos urbano. Mas foi justamente o planejamento urbano da capital que deu destaque à cidade no cenário nacional e internacional. Quais as propostas dos candidatos para o desenvolvimento urbano e econômico de Curitiba?