"Se não ganharmos a presidência da Assembléia Legislativa vai ser por incompetência e falta de maturidade."
Nereu Moura, candidato a presidente da Casa, defendendo a unidade do partido para não deixar o cargo escapar.
Propaganda A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em primeira discussão, um projeto de lei apresentado pelo deputado Jocelito Canto (PTB), que estabelece a divulgação de custos de produção e veiculação de publicidade de qualquer órgão do governo estadual. De acordo com a proposta, a informação sobre o custo da peça deve estar inserida em cada veiculação. Aprovado em primeira discussão, o projeto será apreciado por mais duas vezes antes de seguir à sanção do governador Roberto Requião (PMDB).
Fechado Na tentativa de evitar que a presidência da Assembléia seja ocupada por alguém de fora do PMDB, como Nélson Justus (PFL), que também está na briga, o deputado candidato Nereu Moura está discutindo com a executiva estadual uma forma de fechar questão em um nome para que os deputados obedeçam à orientação de votar no candidato oficial.
Acordo O líder do governo, Dobrandino da Silva, tem discurso mais ameno. Diz que a vaga deve ficar com o PMDB, mas é preciso conquistar a oposição para não "abrir uma guerra". O governo, segundo ele, precisa das outras bancadas para aprovar projetos e não pode condicionar que o presidente seja do PMDB. "Nós não temos voto sozinhos", diz.
Cedo Deputados mais próximos a Roberto Requião (PMDB) garantem que o governador vai tomar posse em 1.° de janeiro com os mesmos secretários. Ele decidiu esticar a permanência em Paris até o dia 8 de dezembro, mas está preparando algumas mudanças. Uma delas é desmembrar a Secretaria do Trabalho e da Criança. O governo já enviou mensagem para a Assembléia separando em duas pastas.
Vaguinha Um dos cotados para entrar no governo é o ex-prefeito de Guarapuava, Victor Hugo Burko, que ajudou na coordenação de campanha do governador. Burko foi vice de Flávio Arns (PT) na campanha ao governo e chegou a ser ameaçado de expulsão pelo PL, que fechou com Osmar Dias (PDT) no segundo turno.
Antigo A prestação de contas de 2002 do ex-governo do estado provocou polêmica ontem na Assembléia. Governistas não queriam aprovar o projeto argumentando que Jaime Lerner (PSB) não investiu 12% na saúde e 25% na educação. A discussão foi adiada pela oposição, que saiu em defesa do aliado. O líder do PFL, Plauto Miró, apresentou requerimento para que o presidente do Tribunal de Contas, Heinz Herwig, compareça na sessão e esclareça dúvidas dos deputados. "O próprio Tribunal já deu parecer favorável às contas", diz.
Verba O contorno ferroviário de Curitiba, a rodovia Transbrasiliana (BR-153) e a conclusão do trecho paranaense da BR-116 entre Curitiba e São Paulo são obras previstas no orçamento da União para 2007. A informação foi prestada ontem, durante reunião entre deputados federais e as entidades Pró-Paraná e Grupo de Ações Federativas.
Retorno O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) surpreendeu os colegas ao chegar ontem para participar da sessão depois de ter feito uma cirurgia cardíaca na semana passada. Rapidamente, reassumiu suas atividades. A justificativa é de que é melhor estar na Assembléia para não ficar pensando no que não deve em casa. "Coloquei um motorzinho de reserva para funcionar direito o coração", diz.
Investigação Os promotores responsáveis pelas promotorias de investigação criminal do interior do estado foram chamados para uma reunião ontem para discutir o funcionamento delas. A reunião se estendeu pela noite e hoje o Ministério Público soltará uma nota divulgando o resultado. A desconfiança dos promotores era de que essas unidades fosses desestruturadas.
Pinga-fogo
O deputado estadual não reeleito Waldyr Leite (PPS), ausente desde o primeiro turno da eleição, reapareceu ontem na sessão da Assembléia *** Foi cumprimentado com animação pelos colegas, que há meses não viam o parlamentar de Paranaguá O ator Paulo Betti foi o centro das atenções ontem na Assembléia Deputados se revezaram para destacar as qualidades do artista, que vai receber o título de cidadão honorário do Paraná Betti dirigiu o filme "Cafundó", rodado na Lapa, Ponta Grossa, Antonina e Paranaguá *** Alexandre Curi e Marcelo Almeida promovem grande festa quinta-feira, em Sengés, ao lado do prefeito da cidade Walter Juliano Dória A festa popular é para agradecer o apoio da cidade aos dois nas eleições de outubro Sengés foi a segunda cidade do interior onde Almeida obteve maior número de votos.
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Hugo Motta confirma favoritismo e é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião